Ministério da Justiça autoriza Força Nacional em Terra Guajajara - ES360

Ministério da Justiça autoriza Força Nacional em Terra Guajajara

Objetivo é garantir integridade de indígenas e servidores da Funai

Cerimônia de inauguração da sede do Batalhão Escola de Pronto Emprego (BEPE) da Força Nacional, como parte das comemorações do XIV aniversário de criação da Força Nacional. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ministério da Justiça autoriza Força Nacional em Terra Guajajara. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Portaria do Ministério da Justiça autoriza o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Funai (Fundação Nacional do Índio) na Terra Indígena de Cana Brava Guajajara, localizada no Maranhão.

A medida tem por objetivo “garantir a integridade física e moral dos povos indígenas, dos servidores da Funai e dos não índios” na região pelo prazo de 90 dias, contados a partir do dia 10 de dezembro e podendo ser prorrogado, se necessário.

De acordo com a portaria, que deve ser publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (10), o contingente será definido pelo ministério, de acordo com planejamento a ser definido.

A medida é em resposta ao atentado contra líderes indígenas Guajajara, ocorrido no último sábado (7) na BR-226, entre as aldeias Boa Vista e El Betel.

Duas mortes foram confirmadas pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular do Maranhão. Segundo a secretaria, há dois índios feridos em decorrência do ataque.

Agência Brasil

Mais notícias
Dia a dia

Semana será de mais chuva e risco de novas enchentes

Dia a dia

Chuva deixa mortos, desalojados e cidades em situação de emergência no ES

Política

Bolsonaro aprova fundo eleitoral de R$ 2 bilhões

Bem-estar

Dicas para manter a alimentação saudável no verão