Metade dos capixabas não respeita isolamento, aponta pesquisa - ES360

Metade dos capixabas não respeita isolamento, aponta pesquisa

Mapeamento feito por empresa de tecnologia mostra que 49% dos moradores do Espírito Santo não têm permanecido em casa e 51% respeitam a orientação de quarentena

Duas semanas depois da interrupção do funcionamento de diversas atividades econômicas e do fechamento do comércio e shoppings, metade da população do Espírito Santo não tem respeitado o isolamento solicitado pelo governo do estado para impedir o avanço do coronavírus, que já provocou duas mortes no estado.

Levantamento mostra queda no isolamento no Espírito Santo. Foto: Reprodução

É o que mostra um mapeamento feito por uma empresa de tecnologia de geolocalização, que apontou uma queda no isolamento na última semana no Estado. Na quarta-feira (01), 51% dos capixabas estavam em isolamento, sendo o 13º estado no ranking dos que mantinham mais as pessoas em casa. Na terça-feira (31), o índice do estado era de 57%. O levantamento realizado pela In Loco mostra ainda que houve queda acentuada em quem manteve a quarentena, já no pico do isolamento, no primeiro fim de semana do fechamento das lojas, cerca de 70% das pessoas estavam em casa.

> Vitória autoriza feiras livres e cria regras de funcionamento

O Índice de Isolamento Social é uma estimativa e foi criado a partir de uma base de dados da empresa feito a partir de mais de 60 milhões de dispositivos móveis em todo o Brasil. Inédito, o estudo permite mapear a movimentação de pessoas dentro de regiões específicas e medir quais apontam maior distanciamento social, porém respeitando a privacidade de cada usuário.

“Com a nossa tecnologia, podemos ajudar no combate à disseminação do coronavírus. De forma criptografada e agregada, sem dados que possam identificar diretamente um usuário específico, nosso levantamento permite que os órgãos responsáveis atuem diretamente nas áreas de risco ou mais afetadas pelo vírus”, explica André Ferraz, CEO da In Loco.

Com uma tecnologia 30 vezes mais precisa que o GPS, a unidade de software da In Loco é integrada em aplicativos de parceiros para fins de segurança, autenticação e contagem de visitas a estabelecimentos. A única informação coletada dos dispositivos móveis é a sua localidade.

Para compor o Índice de Isolamento Social, essas informações são criptografadas e agregadas por bairro, tornando-se dados estatísticos que preservam a privacidade das pessoas. Feito isso, os dados passam a indicar a movimentação desse grupo de pessoas dentro dos bairros. Desta forma, um baixo percentual de isolamento representa um grande número de pessoas entrando ou saindo de determinado bairro ou região.

ES está em 13º lugar em isolamento no país. Foto: Reprodução

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

ES registra 22 mortos por coronavírus em 24h

Dia a dia

Weintraub terá de explicar à PF declaração sobre o Supremo

País

Covid-19: Brasil registra 1.039 óbitos em 24h

Dia a dia

ES atinge a marca de 5.761 curados da covid-19