Lotes limitados atrapalham agendamento de vacinação nas prefeituras do ES - ES360

Lotes limitados atrapalham agendamento de vacinação nas prefeituras do ES

A escassez das doses em alguns municípios tem interrompido o agendamento da imunização

Vacina é eficaz contra nova cepa da covid-19 do Reino Unido, aponta estudo. Foto: Karolina Grabowska/Pexels
Vacina contra a covid-19. Foto: Karolina Grabowska/Pexels

 

Prefeituras do Espírito Santo deram início ao agendamento da vacinação contra covid-19 dos idosos com mais de 85 anos. Porém, com a escassez das doses, alguns municípios terão que interromper a imunização até a chegada de novos lotes da vacina. Vila Velha anunciou a suspensão do agendamento na manhã desta quinta-feira (18).

Em entrevista à BandNews FM Espírito Santo nesta quinta-feira (18), a secretária de Saúde de Vila Velha, Cátia Lisboa, detalhou que o governo do Estado disponibilizou neste início 500 doses do imunizante para os 11.178 idosos residentes do município da faixa etária entre 85 e 89 anos.

“O Ministério da Saúde viabiliza as vacinas e envia para o governo do Estado. Então as doses são repassadas para os municípios, que têm a responsabilidade de administrar e organizar a imunização. A medida que os imunizantes são disponibilizados para os municípios, são abertas novas vagas para agendamento”, explicou a secretária de Vila Velha.

Poucas horas após o anúncio da abertura das vagas para a vacinação em Vila Velha, algumas unidades de saúde já estavam com as vagas esgotadas. Moradores do município relataram que às 9 horas já não tinha mais disponibilidade para a imunização nas unidades de Coqueiral de Itaparica, Ibes e Glória.

Em Vitória, a situação foi semelhante a do município canela-verde. Foram disponibilizadas 600 doses dos imunizantes para a população de 85 a 89 anos que reside na capital. Após suspender o agendamento, a Secretaria Municipal da Saúde abriu novamente vagas para vacinação deste público na tarde desta quinta-feira.

A Prefeitura da Serra ainda continua a vacinação do público com idade acima de 90 anos e ressaltou que o agendamento online do público com mais de 85 anos está sendo feito aos poucos para evitar aglomeração nas seis Unidades Regionais e na Unidade de Saúde de Nova Almeida. A previsão é que até esta sexta-feira (19) o município receba 1.488 doses para complementação da imunização deste público.

O Governo do Estado disse que antecipou a vacinação do público idoso com mais de 85 anos no Espírito Santo, devido à disponibilidade de aproximadamente 15 a 20 mil doses. O novo lote deve chegar ao estado ainda na próxima semana. A determinação é que assim que os municípios alcançarem 90% da faixa etária acima (que está sendo imunizada), eles iniciam a vacinação da faixa etária seguinte, no caso 85 a 89 anos, e assim sucessivamente.

Ouça a entrevista com a secretária de Saúde de Vila Velha


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
País

Brasil tem maior alta de óbitos entre países com mais mortes pela covid

Dia a dia

ES registra mais 12 mortes e 1.324 casos em 24 horas

Dia a dia

ES ganha mais 20 leitos de UTI nesta segunda-feira

Esportes

Para Colômbia, é ‘improvável’ receber voo da Seleção Brasileira