Livro de fotografia reúne as belezas de Vitória - ES360

Livro de fotografia reúne as belezas de Vitória

Em sua 2º edição, a obra “Vitória PanorAmada”, de David Protti, será lançada nesta quarta, na Biblioteca Pública do Espírito Santo, em Vitória

Paulista de nascimento, o fotógrafo David Protti veio morar no estado ainda nos anos 80. Admirado com a beleza de Vitória, resolveu pôr a câmera nas mãos e saiu a documentar as paisagens naturais e urbanas da capital, com a intenção de despertar moradores e turistas para a identidade da capital, assim como para seus encantos.

E depois de 30 anos, Protti relança uma série de fotografias na segunda edição do livro “Vitória PanorAmada”. Proporcionando uma visão mais ampla do cenário para o leitor, o fotógrafo usa nas imagens o formato panorâmico, mais alongado que o convencional. O lançamento acontece hoje, às 19h, na Biblioteca Pública do Espírito Santo, na Praia do Suá.

Com ângulos inéditos, o livro revela a baía, os morros e os mangues que constituem o patrimônio verde da cidade. Entre os pontos registrados, o Morro da Fonte Grande e a Praia de Camburi. Protti também passeia pela modernização da cidade: praças, avenidas e portos ganham um novo olhar quando entranhados no verde e no vai-e-vem das pessoas, como assim acontece nas fotos da Praça Costa Pereira. É quase uma documentação visual do que a cidade oferece de histórico, desconhecido e, às vezes, inóspito.

De acordo com o fotógrafo, o objetivo é acender a reflexão sobre nossa afetividade com as cidades. “Elas são organismos vivos, crescem e se modificam o tempo todo. Isso mexe com as paisagens, que contêm referências geográficas e históricas – não só do lugar, como também das pessoas, com suas referências afetivas e simbólicas”, afirma. “Mas essas memórias estão se perdendo, já que todo mundo está fixado no celular, andando com muita pressa, sem olhar mais para esses espaços”, acrescenta.

Além de ser bilíngue (português-inglês), o trabalho conta com minipôster de Vitória e de Vila Velha, índice visual descritivo dos pontos fotografados e um texto do jornalista Luiz Vital.

Quando: nesta quarta-feira (24), às 19h.
Onde: na Biblioteca Pública do Espírito Santo (avenida João Batista Parra, 165, Praia do Suá, Vitória)
Entrada gratuita

Mais notícias
Política

Fachin anula todas as condenações de Lula na Lava Jato

Dinheiro

Com sexto reajuste do ano, gasolina acumula alta de 54%

País

Acidente em MG deixa dois mortos; ônibus saiu de Aracruz

Dia a dia

Vitória abre novas vagas para agendamento da 2ª dose da vacina