Jornalista apresenta curso online sobre a história da música no ES - ES360

Jornalista apresenta curso online sobre a história da música no ES

O curso pretende mostrar a evolução da música no estado, passando por artistas como Maurício de Oliveira, Os Mamíferos e Hélio Mendes

José Roberto Santos Neves é jornalista, escritor e músico. Foto: Reprodução/Facebook

A história da música popular do Espírito Santo é o tema do curso online que o jornalista e escritor José Roberto Santos Neves vai apresentar nos próximos dias 17 e 18 de setembro, sempre das 11h ao meio-dia. Chamado de “A Música do Espírito Santo – Sua História, Discos e Personagens”, o curso pretende mostrar a evolução da música no estado, passando por artistas como Maurício de Oliveira, Os Mamíferos e Hélio Mendes.

Nas aulas, o escritor mostrará a trajetória da música capixaba do Brasil Colonial até o momento atual, com foco principal nas últimas sete décadas, quando a produção musical se desenvolveu por meio de conjuntos, orquestras, cantores e compositores, shows e festivais. Não é necessário fazer inscrição para participar.

Com meia hora para cada assunto, os módulos serão divididos nos temas “Do Brasil Colonial ao século XX – De Francisco de Vacas a Maurício de Oliveira”; “A Bossa Nova de Hélio Mendes e Trio Vagalume, a Era dos Festivais e as Primeiras Gravações”; “Anos 70/80 – Do Festival de Verão de Guarapari à Geração da MPB e do Rock’n’Roll” e “Dos anos 90 ao Século XXI – Tempos de Rock e Congo, leis de incentivo e editais, CDs, o advento da Internet e os serviços de streaming”.

O curso faz parte da programação do Cultura Conecta, conjunto de ações promovidas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) como resultado do Edital Emergencial, que selecionou propostas de mais de 500 apresentações artísticas em diversos segmentos culturais, com transmissão ao vivo pelo YouTube e o Facebook da Secult e pela TV Educativa.

Jornalista, músico, pesquisador de MPB e escritor, José Roberto Santos Neves tem dois CDs gravados e quatro livros publicados na área da música:  “Maysa” (2005), a primeira biografia da cantora Maysa; “A MPB de Conversa em Conversa – 40 Entrevistas com Grandes Nomes da Música Popular Brasileira” (2007); “Rockrise – A História de uma Geração que fez Barulho no Espírito Santo” (2012) e “Crônicas Musicais e Recortes de Jornal” (2015). O autor é membro da Academia Espírito-Santense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
País

PGR já discute futuro da Lava Jato e fim de ‘marca’

Dia a dia

ONGs combatem a fome no ES com doações

Política

Bolsonaro: na parte econômica, o Brasil foi o que melhor se saiu (na pandemia)

Dia a dia

Edição extra do ‘Diário Oficial’ convoca peritos para trabalhar