INSS alerta 38 mil beneficiários do ES sobre irregularidade de documentos - ES360

INSS alerta 38 mil beneficiários do ES sobre irregularidade de documentos

Caso o segurado não envie a documentação solicitada, poderá ter o benefício bloqueado

INSS prorroga atendimento remoto até 11 de setembro. Foto: JB Azevedo
Segurados da Previdência Social podem perder benefício caso não enviem a documentação solicitada pelo INSS. Foto: JB Azevedo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou, nesta semana, a notificar segurados que possuem falhas no cadastro e que precisam atualizar a documentação para continuar tendo direito aos benefícios. Até o momento, mais de um milhão de brasileiros foram notificados por meio de carta de cumprimento de exigência, incluindo 38.650 moradores do Espírito Santo. Assim que for acusado o recebimento da carta, os beneficiários têm até 60 dias para enviar a documentação solicitada.

Para realizar esse procedimento, o beneficiário precisa ter login e senha do Meu INSS (site ou aplicativo). Após acessar o sistema, terá que solicitar o serviço ‘‘Atualização de Dados de Benefício’’, anexando cópia digitalizada dos seguintes documentos do titular do benefício, do procurador ou representante legal, se houver: CPF, RG, certidão de nascimento ou casamento, Titulo de Eleitor, Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS.

Caso o segurado não consiga fazer o envio da documentação pelo Meu INSS, deve agendar o cumprimento destas exigências em uma agência do INSS mais próxima da residência. Para efetuar o agendamento basta ligar para o telefone 135, e escolher a opção ‘’Entrega de Documentos por Convocação’’.

Os segurados notificados que não apresentarem a documentação no prazo de 60 dias, poderão ter o benefício suspenso. E, se a situação não estiver regularizada após 30 dias de suspensão, terão o benefício bloqueado.

Versão digital

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o INSS fez uma parceria com os Correios para disponibilizar a carta de exigência também de forma online no aplicativo dos Correios, em um serviço chamado de ‘’Entrega Digital’’.

As cartas em formato digital estarão disponíveis na seção ‘Minhas Mensagens’ do aplicativo. Esta alternativa permite aos destinatários terem acesso às correspondências, mesmo diante de situações que impossibilitam a entrega da carta física, como endereço desatualizado.

O aplicativo dos Correios já está disponível em dispositivos Android e, em breve, também em sistema IOS.


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