Ifes: a chance de fazer o ensino médio de excelência em 2021 - ES360

Ifes: a chance de fazer o ensino médio de excelência em 2021

Em um ano onde a palavra mais utilizada na Educação foi “adaptação”, a Unipró se reinventou e foi o 1º Pré-Ifes a apresentar soluções eficientes em um ambiente digital.

A rapidez com que a instituição se adaptou se deve a um processo de planejamento iniciado ainda em 2019 com a criação do curso online UnipróOn. O que seria um material de apoio para os alunos do Pré-Ifes, transformou-se na principal plataforma de ensino preparatório para o Ifes em 2020, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

“Como já estávamos nos preparando para entrar no ambiente digital em 2019, conseguimos uma resposta muito mais rápida que os outros cursinhos do mercado. Isso ajudou muito os alunos na adaptação dos estudos online”, ressalta o coordenador de comunicação da Unipró, Glayson Bezerra.

Ana Clara aluna da Unipró. Foto: Divulgação
Ana Clara, aluna da Unipró. Foto: Divulgação

Segundo Márcia Daniella, coordenadora pedagógica da Unipró, a organização dos estudos é hoje o maior desafio no ambiente online. Para lidar com isso, além dos conteúdos semanais que são disponibilizados na plataforma digital, os alunos também recebem da escola todo o direcionamento de estudos, bem como a indicação de conteúdos e exercícios nas apostilas disponíveis no meio virtual.

Mas a adaptação não foi apenas para os alunos. Os desafios para os professores da Unipró também foram grandes. A rotina mudou completamente e o trabalho no ambiente digital se mostrou de grande aprendizado para todo o corpo docente. “Já estávamos nos ambientando com as redes sociais e trabalhando na interação com os alunos com conteúdos mais leves. Porém, com a mudança logo no início do ano e a necessidade de uma resposta rápida, foi preciso uma entrega muito grande por parte de todos os professores e profissionais da Educação”, disse o professor da equipe de matemática da Unipró, Ciro Pilro.

Jaime Regatieri, fundador da Unipró, acredita que o ambiente digital é um caminho sem volta e mesmo depois de uma vacina contra o novo coronavírus afastar de uma vez por todas os riscos, a Unipró manterá os investimentos no curso online. Desta forma, levará a mais alunos a chance de se preparar para os Institutos Federais de todo o País com a metodologia que mais aprova estudantes para o Ifes todos os anos.

Como Funciona:

Os módulos

Para tornar mais fácil a familiarização do estudante com o sistema, o Intensivo Unipró será dividido em módulos. O primeiro, que acontece a partir do dia 20 de outubro, servirá justamente para os alunos conhecerem e se adaptarem à plataforma. Eles receberão todas as aulas do primeiro módulo de uma única vez. Junto com as aulas, serão enviadas também todas as instruções pedagógicas sobre como prosseguir com os estudos. Para tirar as eventuais dúvidas, o aluno contará com um fórum online composto pelos professores da Unipró. Ali ele terá todos os esclarecimentos sobre os conteúdos pedagógicos, bem como eliminar dúvidas para a solução de exercícios. As aulas ficam disponíveis aos estudantes durante todo o curso e podem ser assistidas quando e quantas vezes o aluno desejar.

Já o segundo módulo terá início em 20 de novembro, quando as aulas passam a ser disponibilizadas semanalmente, com o oferecimento de todo o apoio pedagógico sobre como e quando elas deverão ser assistidas, quais páginas deverão ser seguidas nas apostilas de conteúdos e de exercícios. Também estão previstos a realização de dois simulados online, um no final do segundo módulo e outro no ao final do quarto módulo.

As vantagens do Intensivo 2020 e de estudar online

Júlia estudando pelo material da Unipró. Foto: Divulgação
Júlia estudando pelo material da Unipró. Foto: Divulgação

• Direcionamento pedagógico:

Um guia completo traz as sugestões sobre como o aluno deve estudar com as videoaulas do primeiro módulo, além de dar o direcionamento das atividades complementares ao estudo. A partir do segundo módulo, o acompanhamento pedagógico será semanal, também com todas as instruções de estudo e exercícios.

• Tutoria com a equipe de professores Unipró:

A plataforma disponibiliza um professor para cada matéria (serão sete ao todo). Eles ficarão responsáveis por esclarecer todas as questões apresentadas pelos alunos no fórum tira-dúvidas.

• Autonomia de estudo:

O aluno pode estudar no horário que preferir. As aulas ficam disponíveis na plataforma e poderão ser acessadas na hora e quantas vezes o aluno achar necessário.

• Material didático Unipró:

Todas as apostilas estarão disponíveis em PDF na plataforma. Trata-se do melhor material didático pré-Ifes do Espírito Santo. Ele é 100% autoral, ou seja, totalmente desenvolvido pelos nossos professores, especializados na preparação para o Ifes, e foi atualizado neste ano. O aluno terá à sua disposição a apostila de conteúdo, a apostila de fixação e aprofundamento e a coletânea de provas do Ifes.

• A maior aprovação do Espírito Santo:

Já são dez anos consecutivos nos quais os alunos da Unipró conquistam o primeiro lugar geral e, com mais de 3.800 alunos nos últimos 15 anos, é o líder absoluto de aprovações no processo seletivo do Ifes. E para comprovação dos resultados, a lista de aprovados é apresentada ano após ano.

• Especialista em Ifes:

A Unipró se dedica total e unicamente à preparação para o processo seletivo do Ifes. “Só trabalhamos com essa preparação pedagógica. não oferecemos nenhum outro curso além do pré-Ifes, não temos ensino médio, nosso foco é apenas o Ifes”, explica Jaime Regatieri, fundador da Unipró.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dinheiro

PIB tem crescimento recorde de 7,7% no 3º trimestre, mas não recupera perdas da pandemia

Dia a dia

“Não teremos cidades com risco alto na próxima semana”, diz subsecretário da Sesa

Dinheiro

Guedes admite PIB um pouco abaixo do esperado, mas vê economia voltando

Dia a dia

Mês de homenagens marca festividades de aniversário da Maranata