Idosos de Vitória devem estar cadastrados para receber vacina contra covid - ES360

Idosos de Vitória devem estar cadastrados para receber vacina contra covid

Idoso que nunca utilizou o serviço de saúde da sua unidade de referência pode ligar para o equipamento e ser orientada a respeito do que precisa fazer para ser cadastrada

Dia da Vacinação contra o Covid 19 no Asilo de Idosos de Vitória. Foto: Elizabeth Nader/PMV

As próximas fases da vacinação contra a covid-19 serão destinadas a idosos, começando pelos que têm mais de 90 anos. E para poder se imunizar em Vitória, a prefeitura alerta que o idoso precisa estar cadastrado no sistema de saúde da capital. Segundo a prefeitura, a  grande maioria já está cadastrada.

Mas a pessoa idosa que nunca utilizou o serviço de saúde da sua unidade de referência pode ligar para o equipamento e ser orientada a respeito do que precisa fazer para ser cadastrada. Os telefones de todas as unidades de saúde de Vitória estão no portal da prefeitura.

“A unidade de saúde não liga para os pacientes para realizar cadastros por telefone. O ideal é que o próprio usuário da rede entre em contato com a unidade e tire suas dúvidas. Nossos profissionais estão prontos para atenderem os moradores em suas demandas”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Tatiane Comério.

Vacinação para idosos

A vacinação dos idosos contra a covid começou pelos que vivem em Instituições de Longa Permanência. A expectativa é de que o primeiro grupo de idosos a serem vacinados seja o que possui idade igual ou superior a 90 anos.

As pessoas nessa faixa etária que estão acamadas ou possuem dificuldade de locomoção serão vacinadas em suas residências.

Aqueles que puderem ir até a à unidade de saúde para receber o imunizante vão fazer seu agendamento através do aplicativo Vitória Online (pelo celular, pelo computador ou ligando para sua unidade de referência).

“Assim que recebermos as novas doses de vacina e soubermos o quantitativo destinado a essa população, começaremos a imunizar os idosos acamados e abriremos o agendamento on-line para os que podem buscar a vacinação no local da imunização”, afirma Comério.

Cadastro

Em Vitória, o cadastro de pacientes nas unidades de saúde de referência – idosos ou não – é feito por dois meios:

  • Agentes Comunitários de Saúde (ACS), durante as visitas domiciliares
  • próprio morador pode se dirigir às unidades, mediante entrega de comprovantes de residência exigidos para seu registro.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Com ações inclusivas, Maranata leva ensinamentos a pessoas com deficiência

Dia a dia

Direito para Todos: STF julga nas próximas semanas conversas de Moro na Lava Jato

Dia a dia

Imposto de Renda 2021: saiba como declarar o auxílio emergencial

País

Variante de Manaus amplia carga viral e é mais transmissível