Hospital Materno-Infantil da Serra será inaugurado até dezembro - ES360

Hospital Materno-Infantil da Serra será inaugurado até dezembro

A unidade vai atender 9 mil pacientes anualmente, com prioridade para mulheres em trabalho de parto

A unidade terá 176 leitos maternos. Foto: Vinicius Arruda/Portal ES360
A unidade terá 176 leitos maternos. Foto: Vinicius Arruda/Portal ES360

As obras do Hospital Materno-Infantil da Serra foram concluídas e a unidade deve começar a funcionar até o fim deste ano. O local terá capacidade para atender 9 mil gestantes por ano e realizar 800 partos por mês. Além disso, contará com 176 leitos maternos, infantis e de Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal.

O governo do Estado será responsável pela gestão e pela contratação de profissionais que irão atuar no hospital. A data de inauguração ainda não foi divulgada, mas o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, afirma que o hospital deve começar a receber pacientes até o fim de 2020.

Sala de cirurgia do Hospital Materno Infantil da Serra. Foto: Vinicius Arruda/Portal ES360
Sala de cirurgia do Hospital Materno Infantil da Serra. Foto: Vinicius Arruda/Portal ES360

“Abriremos para a população ainda neste ano. O prazo que o governo do Estado tem a partir deste sábado (26), quando haverá a solenidade de entrega, será para realizar as contratações de pessoas e organizar a gestão da unidade”, revelou.

A previsão é de que sejam contratados 500 trabalhadores diretos para atuarem na unidade. O novo hospital, localizado em Colina de Laranjeiras, vai oferecer o serviço chamado de porta aberta, que receberá as mulheres mesmo que elas não sejam encaminhadas por outra unidade, com atendimento imediato nos casos de partos de baixa complexidade e que não ofereçam perigo à gestantes e ao bebê.

Leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto). Foto: Vinicius Arruda/Portal ES360
Leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto). Foto: Vinicius Arruda/Portal ES360

Segundo a prefeitura da Serra, serão transferidos leitos maternos de alta complexidade do Hospital Estadual Jayme Santos Neves para o Infantil da Serra. Além disso, o hospital será equipado com leitos semi-intensivos, parte deles convencionais, para atender recém-nascidos considerados de médio risco e que demandem assistência contínua, e outra parte do chamado “método canguru”, em que o bebê fica em contato direto com a mãe ou o pai, em casos de recém-nascidos de baixo peso.

O Hospital conta ainda com salas de brinquedoteca (foto) e áreas de convivência. Foto: Vinicius Arruda/Portal ES360
O Hospital conta ainda com salas de brinquedoteca (foto) e áreas de convivência. Foto: Vinicius Arruda/Portal ES360

De acordo com a prefeitura, o atendimento da unidade será oferecido 24 horas por dia, durante toda a semana, e será destinado a mulheres em trabalho de parto. O pré-natal, no entanto, deve continuar sendo feito nas unidades de saúde. O município estima que o hospital possa atender pacientes de todo o Espírito Santo e, inclusive, de outros estados.

O investimento total nas obras foi de R$ 100 milhões. Metade dos recursos são da própria prefeitura e a outra parte foi obtida por meio de convênios com os governos estadual e federal.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Esportes

Pelé representou “o talento absoluto do futebol brasileiro”

Dinheiro

Receita abre hoje consulta a lote residual de restituição do IR

Dia a dia

Alerta de chuva forte e volumosa no Espírito Santo

Mundo

Trump e Biden fazem ataques mútuos sobre honestidade