Hospital Infantil de Vitória registra 100% de ocupação de UTI para covid-19 - ES360

Hospital Infantil de Vitória registra 100% de ocupação de UTI para covid-19

A unidade trabalha com 86,21% de ocupação da enfermaria; dos 29 leitos disponibilizados, 25 estão ocupados

Lei autoriza repasse de R$ 2 bi da União para Santas Casas atuarem na pandemia. Foto: Divulgação/Governo do ES
Hospital Infantil. Foto: Divulgação/Governo do ES

 

O novo pico da pandemia de covid tem provocado um número maior de crianças infectadas no estado, quando se compara a situação atual com a vivida no primeiro pico, entre junho e julho. E isso pode ser constatado no atendimento: o Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, em Santa Lúcia, Vitória, registra 100% da ocupação de leitos de UTI nesta terça-feira (5). Todos os sete leitos exclusivos para pacientes com a covid-19 estão em uso. A unidade trabalha com 86,21% de ocupação da enfermaria. Dos 29 leitos disponibilizados, 25 estão ocupados.

No Hospital Infantil Francisco de Assis, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, a situação também é crítica. A unidade tem 86,67% de ocupação de UTIs pediátricas, sendo que dos 30 leitos exclusivos para covid-19, 26 têm pacientes internados. O hospital filantrópico tem contrato com a rede estadual de Saúde e disponibilizou também 48 leitos de enfermaria para pacientes com o coronavírus. Destes, 28 já estão em uso – 58,33% da ocupação total.

O alto índice internação de crianças foi destacado pelo subsecretário de Vigilância em Saúde do Estado, Luiz Carlos Reblin, na coletiva da última segunda-feira (4).”As crianças pequenas não voltaram às aulas, são crianças pequenas em que as escolas, para esse grupo etário, não retornaram. É preocupante. Meninos e meninas com menos de cinco anos de idade fazem parte do grupo de risco para a covid-19 e, por terem maiores chances de desenvolver um quadro grave da doença, não voltaram às aulas presenciais”, afirmou.

No Painel Covid-19 não há o detalhamento de quantos são os leitos que ainda podem ser destinados ao atendimento de crianças com covid-19. A reportagem do Portal ES360 demandou a Secretaria da Saúde a respeito também de qual foi o crescimento de internação de crianças no estado nos últimos meses em decorrência do novo coronavírus e aguarda o retorno.

Ocupação no estado

A ocupação de leitos de UTI voltados para pacientes com coronavírus na rede estadual de saúde está em 79,70% nesta terça-feira (5). Segundo informações do Painel Ocupação de Leitos, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), dos 660 leitos disponíveis de UTI, 526 estão ocupados.

A região com a maior número de leitos ocupados é a central, com 90,91%. Das 66 vagas, 60 estão com pacientes. Em seguida, vem a região metropolitana, com 78,70% de ocupação. Nessa região, dos 446 leitos, 351 estão com pacientes.

Em relação às enfermarias, a ocupação está em 73,60%. Das 644 vagas, 474 estão com pacientes com o novo coronavírus. O número de ocupação geral está em 76,69%, com 1.000 dos 1304 leitos disponíveis.


Comentários:

  • Infelizmente as crianças pequenas (menos de 6 anos) voltaram às aulas sim, na rede particular. Discordo do subsecretário de Vigilância em Saúde no ES. Ele parece não estar atualizado com as informações verdadeiras. Na escola do meu filho de 5 anos, por exemplo, somente o meu filho e um outro colega dele não voltaram às aulas! Todos os outros coleguinhas dele, com idade inferior a 6 anos, voltaram às aulas, por imposição dos pais que trabalham fora de casa.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Enfermeira que debochou de vacina é demitida da Santa Casa

País

Lewandowski abre inquérito para apurar atuação de Pazuello em Manaus

Dia a dia

Covid-19: Espírito Santo registra 48 óbitos em 24 horas; total chega a 5.716

Dinheiro

Se endividamento for menor, pode debater auxílio de até 6 meses, afirma Maia