Hospital do ES realiza três abortos a cada dois meses - ES360

Hospital do ES realiza três abortos a cada dois meses

Dados são de procedimentos realizados no Hucam em vítimas de violência sexual no Espírito Santo desde 2018

Desde 2018, o Espírito Santo realizou, em média, três abortos previstos em lei a cada dois meses. O maior número de procedimentos, segundo dados da Sesa, foi realizado em mulheres adultas: 38, nesses dois anos e meio. Foram 13 em 2018, 21 em 2019 e quatro neste ano. Em adolescentes, foram seis abortos no mesmo período: três em 2018, um no ano passado e dois neste ano.

> Em 2019, Brasil fez 72 abortos em meninas

Todos os procedimentos citados foram realizados pelo Programa de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual (Pavivis), ligado ao Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam). Esse foi o programa para onde a menina de 10 anos de São Mateus, que ficou grávida após ter sido estuprada, foi encaminhada após a interrupção da gravidez ter sido autorizada pela Justiça, no sábado. Mas como o procedimento foi negado pela equipe do hospital por ‘condições técnicas’, ela foi para o Recife se submeter ao procedimento.

> Tio confessou a policiais ter abusado da sobrinha de 10 anos

O órgão informa ainda que de acordo com a Norma Técnica de Atenção Humanizada ao Abortamento, do Ministério da Saúde, um procedimento de aborto só pode ser realizado em uma gestação de até 20 a 22 semanas e peso fetal de até 500 gramas, o que não era o caso da menina de 10 anos de São Mateus. Segundo a ultrassonografia realizada no Hospital das Clínicas, o feto tinha 22 semanas e 4 dias e 537 gramas.

Segundo a Secretaria da Saúde apenas dois serviços de saúde no Espírito Santo são habilitados para realização de procedimentos de interrupção da gravidez nos casos previstos em lei: o Hucam, em Vitória, e o Hospital São José, em Colatina.

 


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Mundo

Ataque a faca deixa ao menos dois mortos na França; suspeito foi preso

Dia a dia

Veja como está o funcionamento das consultas eletivas em Vitória

País

PF mira propinas para servidores de estatal de tecnologia e desvios em banco

Dinheiro

Receita começa a enviar cartas a contribuintes na malha fina