Governo do Estado anuncia nova ampliação de leitos para covid-19 - ES360

Governo do Estado anuncia nova ampliação de leitos para covid-19

O Espírito Santo ultrapassou, nesta sexta-feira (27), a marca de 50% da taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI

UTI no Hospital Dório Silva, na Serra. Foto: Divulgação/Sesa
UTI no Hospital Dório Silva, na Serra. Foto: Divulgação/Sesa

 

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa), está ampliando a oferta de leitos para combate a covid-19 no Espírito Santo. A estratégia acontece devido ao momento de alta na taxa de ocupação dos leitos e da crescente do número de casos positivos. O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), durante pronunciamento na noite desta sexta-feira (27).

O Espírito Santo ultrapassou, nesta sexta-feira (27), a marca de 50% da taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI, o que coloca o Estado em alerta na matriz de risco de convivência para a covid-19. O índice chegou a 51,33%. Com isso, o novo mapa traz 35 municípios em risco moderado de transmissão da doença. Hoje, em todo o Estado, são 367 leitos de UTI para a covid-19 ocupados por pacientes com quadros graves da doença, dentre os 434 disponíveis.

“Nós já abrimos 1.500 leitos para no auge da pandemia: 715 UTIs e 817 leitos de enfermaria. Vamos abrir um pouco mais de leitos. Nesta semana agora, conseguimos mais 91 leitos: 40 UTIs e 51 de enfermaria. Estamos nos preparando para que o Estado possa continuar acolhendo a todos que precisarem de atendimento”, detalhou o governador.

Casagrande alertou que no início da pandemia o sistema de saúde estava praticamente voltado ao atendimento dos casos de covid-19, com cirurgias eletivas suspensas e até mesmo menos movimento de acidentados. Agora, a rotina voltou ao normal e com o número crescente de casos da covid-19, o sistema de Saúde está sobrecarregado também com outras enfermidades. Por isso, as pessoas devem fazer o distanciamento social, usar máscara e higienizar as mãos para conseguir controlar a transmissão do coronavírus.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Espírito Santo pode registrar mais de 450 mortes por covid-19 em janeiro

Dia a dia

Prefeituras da Grande Vitória decidem não voltar com aulas presenciais em fevereiro

Dinheiro

Bolsonaro desafia Doria a zerar imposto sobre combustível

País

Bolsonaro chama Doria de ‘moleque’ e diz que ele e Maia querem sua cadeira para ‘roubar’