Governo do ES amplia funcionamento de comércio e restaurantes - ES360

Governo do ES amplia funcionamento de comércio e restaurantes

Lojas de rua e shopping vão poder abrir aos sábados e restaurantes estão liberados para funcionar aos domingos até as 18h em município de risco moderado

Lojas participam da Black Friday no Shopping Praia da Costa. Foto: Chico Guedes
Lojas de shoppings passam a abrir no sábado. Foto: Chico Guedes

O governador Renato Casagrande anunciou nesta quinta-feira (06) mudanças nos horários de funcionamento do comércio de rua, lojas de shoppings e restaurantes já a partir deste fim de semana. Para municípios de risco moderado, como os da Grande Vitória,  lojas do comércio de rua e também de shoppings vão poder funcionar aos sábados. O comércio de rua poderá abrir das 9h às 15h e os shoppings, das 12h às 20h. Já os restaurantes passam também a ter a abertura permitida aos domingos até as 18h, inclusive os que funcionam em shoppings.

O governo abriu uma exceção neste fim de semana, devido ao Dia dos Pais, comemorado no domingo (09),  e vai permitir a abertura do comércio aos sábados e dos restaurantes no domingo em todo os municípios do estado, inclusive os de alto risco. Segundo o governador, a medida visa aliviar as perdas que o comércio teve em datas comemorativas anteriores, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, que ocorreram em momentos mais críticos da pandemia.  Nos municípios de baixo risco, os restaurantes poderão funcionar sem limitação de horário, inclusive à noite.

“É preciso manter o distanciamento social, mas achamos que era hora de fazer algumas mudanças nas medidas qualificadas. As novas medidas vão passar a valer a partir de sábado. Mas é preciso lembrar que ainda não são permitidos eventos, aglomerações, ainda é obrigatório usar máscaras e é preciso respeitar os protocolos de higiene e controle de cliente por m2”, explicou Casagrande.

Questionado sobre a abertura dos restaurantes à noite, o governo disse que ainda não é o momento porque no horário noturno, boa parte dos restaurantes se transforma em bares, provocando aglomeração de pessoas. “Sempre demos passos com cautela e segurança. Isso é fundamental para que a gente não tenha de retroceder nas medidas”, disse.

Sobre a possibilidade da abertura dos restaurantes de shoppings no mesmo horário das lojas, até as 20h, ele disse que o horário foi estabelecido como os demais restaurantes por questão de isonomia. “Para a volta dos bares, só com o tempo. A separação de mesas é fundamental e muitos deles não têm condições de receber pessoas sentadas e afastadas. Por isso estamos deixando para mais adiante, quanto tivermos taxa menor de transmissão do vírus daquela que temos hoje”, afirmou.

Teve mudança também no funcionamento das academias. Nas cidades de risco moderado as atividades aeróbicas individuais passam a ser permitidas. Segundo a secretária de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a permissão de uso vale para esteiras, bicicletas, simulador de escada, natação e dança. Todas as atividades precisam ser realizadas com máscara, com exceção da natação. Antes só estava liberado o uso de aparelhos, como os de musculação, por exemplo.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Cult

Quarentena se tornou propícia para leituras de obras longas

Política

Núcleos afro pedem que STF dê aval a garantias a negros na eleição em 2020

Mundo

Infecções crescem e Europa bate recorde de casos de covid

Dia a dia

Vendas de imóveis cresceram 620% em Vitória desde início da pandemia