Fundão: quatro são presos por fraudes em licitação - ES360

Fundão: quatro são presos por fraudes em licitação

Órgão apura superfaturamento em contratos de engenharia entre agentes públicos e particulares; dois servidores municipais foram afastados

Agentes do Ministério Público do Espírito Santo durante a operação Lícita Ação. Foto: Divulgação/MPES
Agentes do Ministério Público do Espírito Santo durante a operação Lícita Ação. Foto: Divulgação/MPES

Quatro pessoas foram presas e dois servidores da prefeitura de Fundão foram afastados na manhã desta terça-feira (6) pelo MPES (Ministério Público do Espírito Santo). A operação Lícita Ação, como foi chamada, apura irregularidades e fraudes na contratação e execução de serviços de engenharia no município envolvendo um esquema entre a secretaria Municipal de Obras e a empresa Força Construtora Ltda.

Segundo as investigações, o grupo agia em três frentes. Primeiro, o projeto e o termo de referência de contratação dos serviços eram formatados e direcionados pela Secretaria Municipal de Obras e Desenvolvimento Sustentável de Fundão para a empresa. Esta, por sua vez, recebia informações privilegiadas do andamento dos processos licitatórios. Por fim, o contrato original recebia aditivos, que tornava a contratação mais vantajosa para a empresa e mais onerosa ao município.

No total, oito mandados de busca e apreensão foram realizados nas casas dos investigados em endereços de Fundão, Serra e Vitória; na construtora e na sede da Secretaria de Obras. Com eles foram apreendidos cerca de R$ 11 mil dinheiro, além de documentos e mídias que deverão ser analisados pelos investigadores.

Participaram da operação 15 policiais militares do Núcleo de Inteligência, uma guarnição da PM que atua no município, assessoria do Ministério Público e dois promotores de Justiça.

A prefeitura de Fundão e Força Construtora Ltda foram procuradas, mas ainda não comentaram o caso.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
País

PCC movimentou R$ 1,2 bilhão com tráfico de drogas

Dia a dia

Número de alunos em graduações a distância no Brasil salta 378% em 10 anos

Dia a dia

Mourão sobre desmatamento: “Precisamos apresentar melhores resultados”

País

Tribunal aceita denúncia e afasta governador de Santa Catarina