Funcionários dos Correios no ES entram em greve
Eles reivindicam reajuste salarial de 3,25% para repor a inflação. A paralisação é por tempo indeterminado e segue orientação nacional

Os funcionários dos Correios no Espírito Santo entraram em greve por tempo indeterminado a partir da meia noite desta terça-feira (10). A decisão foi tomada em assembleia realizada na Praça Oito, em Vitória. A categoria segue orientação nacional.
Os trabalhadores reivindicam um reajuste de 3,25% referente à inflação do período e são contra a retirada de direitos como o corte de ticket-alimentação nas férias e afastamentos.
Na manhã desta quarta-feira, os trabalhadores realizam piquetes na porta das unidades. Depois devem se encaminhar ao prédio central dos Correios, no Centro de Vitória, onde haverá assembleia para avaliação do primeiro dia de paralisação. Segundo a assessoria do sindicato, ainda não houve manifestação dos Correios sobre negociação ou pedido de dissídio. Ainda segundo a assessoria, a greve geral foi aprovada pelos 36 sindicatos do país.
A assessoria dos Correios informou em nota que a empresa participou de dez encontros na mesa de negociação com os representantes dos trabalhadores, quando foi apresentada a real situação econômica da estatal e foram feitas propostas para o Acordo dentro das condições possíveis, considerando o prejuízo acumulado de R$ 3 bilhões. Mas as federações, no entanto, expuseram propostas que superam até mesmo o faturamento anual da empresa, algo insustentável para o projeto de reequilíbrio financeiro.
A nota afirma também que, no momento, o principal compromisso da direção dos Correios é conferir à sociedade uma empresa sustentável. Por isso, a estatal conta com os empregados no trabalho de recuperação financeira da empresa e no atendimento à população.
A empresa informa ainda que, por enquanto, não há suspensão de nenhum serviço.