Força-tarefa para recuperar acervo histórico em Iconha - ES360

Força-tarefa para recuperar acervo histórico em Iconha

Após as fortes chuvas na cidade, mais de 50 telas e diversos documentos históricos serão recuperados

Voluntários trabalham em Iconha para salvar patrimônio cultural e histórico. Foto: Divulgação/Secult
Voluntários trabalham em Iconha para salvar patrimônio cultural e histórico. Foto: Divulgação/Secult

Na tentativa de salvar o patrimônio histórico e cultural de Iconha, no Sul do estado, voluntários atuam na restauração do acervo do Espaço Cultural Zoé Rodrigues Misságia, desde a última quinta-feira (23).

Após as fortes chuvas que assolaram a cidade no dia 17 de janeiro, técnicos da Secult (Secretaria da Cultura), do Núcleo de Conservação e Restauração da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) e restauradores recuperaram livros, telas e documentos históricos do espaço, onde funcionava a Biblioteca Municipal, o Museu Histórico de Iconha, 2 galerias de arte, uma sala de ensaio para a banda municipal e a sala do IHGI (Instituto Histórico e Geográfico de Iconha).

Ao todo, mais de 50 objetos foram trazidos para Vitória. Agora estão sendo identificados, estabilizados e recebendo higienização mecânica pela mesma equipe de voluntários no Núcleo de Conservação e Restauração da Ufes, com apoio de técnicos do APEES (Arquivo Público do Estado do Espírito Santo) e materiais disponibilizados pelas instituições parceiras. O próximo passo será identificar projetos e fontes de recurso que viabilizem a execução do trabalho de restauração.

De acordo com a museóloga da Secult, Paula Nunes Costa, o acervo da Biblioteca Municipal foi totalmente perdido devido à contaminação pela lama. “Cerca de 95% das telas existentes nas duas Galerias de Arte foram identificadas e embaladas e 50% dos documentos do Instituto Histórico e Geográfico local foram selecionados para serem trazidos para Vitória. O acervo do Museu está sendo identificado pela própria equipe do espaço para posterior higienização”, disse.

 

Mais notícias
Dia a dia

Espírito Santo libera aulas nas escolas a partir de 5 de outubro

Dia a dia

Covid-19: registro de mortes sobe e chega a 26 em 24 horas no ES

Dia a dia

Transcol volta a circular com 100% da frota em outubro

Dia a dia

Espírito Santo vai enfrentar uma intensa onda de calor nos próximos dias