Força Nacional reforça a segurança de Cariacica a partir deste final de semana - ES360

Força Nacional reforça a segurança de Cariacica a partir deste final de semana

Em um projeto-piloto do governo federal, 120 militares participam do programa que será realizado durante 180 dias, em 27 bairros da cidade

VISTA PARCIAL DE CARIACICA
Cidade também vai receber ações nas áreas de educação, saúde, habitação, emprego, cultura, esporte e programas sociais. Foto: Chico Guedes

Cento e vinte militares integrantes da Força Nacional de Segurança Pública começam a percorrer nesta sexta-feira 27 bairros de Cariacica em parceria com policiais locais para atuar no programa de controle de enfrentamento à criminalidade “Em Frente, Brasil”, lançado ontem pelo governo federal.

Cariacica está entre os cinco municípios do país, sendo um em cada região, escolhidos para participar do projeto-piloto, que vai durar 180 dias.

Entre os destaques do programa divulgados ontem estão atuações para investigar os criminosos mais perigosos das regiões, processá-los e condená-los o mais rapidamente possível, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Social. Para isso, o projeto terá várias ações táticas com uso de inteligência e análise criminal.

O projeto em geral tem como foco os crimes violentos, como homicídios, feminicídios, estupros, latrocínios e roubos, por exemplo. Baseados no diagnóstico e nos índices de criminalidade, as cidades receberão, ainda, ações nas áreas de educação, saúde, habitação, emprego, cultura, esporte e programas sociais.

O ministério informou que, caso seja necessário, fará a contratação de policiais e a autorização dessas novas contratações poderão ocorrer a partir de diagnósticos realizados nas cidades.

O secretário de Segurança do estado, Roberto de Sá, participou do lançamento em Brasília e agradeceu a participação dos militares envolvidos no programa. “Recebemos de braços abertos todas as recomendações do governo federal”.

Já o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, destacou a importância das ações do eixo social do programa. Segundo ele, o município receberá, até o fim do ano, um micro-ônibus para auxiliar atividades com idosos.

Bairros selecionados

Flexal I e II, Graúna, Padre Gabriel, Alzira Ramos, Castelo Branco, Jardim Botânico, Jardim de Alah, Rio Marinho, Nova Esperança, Nova Rosa da Penha, Bandeirantes, Bela Aurora, Maracanã, Vista Mar, Vila Isabel, Cariacica-Sede, Prolar, Aparecida, Porto de Santana, Porto Novo, Itacibá, Nova Brasília, Nova Valverde, Mucuri, Campo Grande e Vila Capixaba.

Mais notícias
Dinheiro

Óleo de soja foi o produto que ficou mais caro durante a pandemia

Dia a dia

Detran-ES lança serviço automatizado de registro de veículos novos

Mundo

Moderna anuncia eficácia em vacina e pedirá uso emergencial nos EUA e Europa

Eleições 2020

Saiba como justificar ausência no primeiro ou segundo turno das eleições