Eleições 2020: Disputa aberta pela prefeitura de Cariacica - ES360

Eleições 2020: Disputa aberta pela prefeitura de Cariacica

Sem candidatura de legado do atual prefeito Juninho, disputa pela prefeitura está aberta em Cariacica, e com grandes chances de segundo turno

Vista de Cariacica. Foto: Chico Guedes
Vista de Cariacica. Foto: Chico Guedes

Com poucos nomes de peso entre os eleitores, as eleições municipais em Cariacica neste ano prometem ser bem abertas, sem favoritismo e com grandes chances de haver segundo turno. O atual prefeito, Juninho, está encerrando o segundo ano de mandato e não pode tentar a reeleição, assim como em Vitória e na Serra, em que os atuais prefeitos Luciano Rezende e Audifax Barcelos, respectivamente, já governaram por oito anos.

A diferença entre Vitória e Serra, na avaliação do analista de marketing político Darlan Campos, é que o atual prefeito Juninho não tem uma candidatura de defesa do legado na cidade, pois está mal avaliado. “Qualquer candidato que for defender a administração vai assumir a rejeição do prefeito. Dessa forma, temos um cenário ainda mais aberto em Cariacica, sem nenhum grande nome favorito, principalmente depois que grandes figuras com votação no município, como o deputado estadual Marcelo Santos e o deputado federal Helder Salomão, decidiram que não estarão da disputa”, detalha.

> Eleições 2020: Disputa para a prefeitura de Vila Velha promete ser competitiva

Para Darlan, dois principais pontos para as campanhas serão a saúde e a segurança pública. Cariacica está desde 2019 com a Força Nacional atuando na cidade, uma das cinco do projeto-piloto do Ministério da Justiça. “A maior preocupação da cidade é a saúde. O Hospital Geral de Cariacica até hoje não está pronto, por exemplo. Dessa forma, os temas saúde e segurança pública devem ocupar o centro da disputa eleitoral”, afirma.

A partir desse cenário, entram na disputa alguns nomes mais conhecidos, como deputados e ex-deputados, e outros estreantes na disputa do voto do eleitor. Um dos que vai tentar a vaga de prefeito é o deputado estadual Euclério Sampaio (DEM), que tem o apoio de Marcelos Santos e do PRB, representado pelo presidente da Assembleia Legislativa e o deputado federal Amaro Neto. Euclério também já foi líder do governo Casagrande.

> Eleições 2020: Vitória terá disputa aberta pelo poder

Dois irmãos também estão com pré-candidatura: Saulo Andreon, pelo PSB, partido do governador Renato Casagrande, e Celso Andreon, que é do PSD e vereador atualmente por Cariacica.

À esquerda, a candidata do PT deverá ser Célia Tavares, que já foi secretária na época do ex-prefeito Helder Salomão e foi candidata ao Senado pelo PT em 2018. Outro nome é o de Marcos Bruno (Rede), que já foi deputado estadual, disputou a prefeitura de Cariacica na eleição de 2016 e em 2018 não conseguiu se reeleger deputado estadual.

O analista de marketing político disse ainda que no campo da direita entram alguns desafiantes, como Sandro Locutor, que é mais conhecido por ter sido deputado estadual. Na última eleição ele não conseguiu votos suficientes para se eleger deputado federal.

> Eleições 2020: Os desafios da disputa pela prefeitura da Serra

Há ainda um estreante na disputa, o Dr. Motta, que é pré-candidato pelo partido Democracia Cristã, que selou acordo com o PL para ter o nome do vice indicado pelo partido de Magno Malta na chapa. Há ainda o Subtenente Assis, pelo PTB, candidato alinhado com o presidente Jair Bolsonaro. E o vereador Joel da Costa, que vem pelo PSL.

Como na cidade não há campanha de TV, o analista de marketing político avalia que a campanha de rua terá muita importância, principalmente porque o município tem muitos moradores da classe D e E. “Cariacica terá campanha na rua, a tendência é muito grande de a população receber material impresso dos candidatos. Além disso, o voto evangélico tem peso importante na cidade”, avalia.


Comentários:

  • O PSC tem o nome de Adilson Avelina para a majoritária, e o PP tem o Dr Helcio Colto porque os nomes não aparecem na matéria?

    Att: Elcimar Fantone
    Presidente do PSC de Cariacica.

  • Também há no cenário político de Cariacica o candidato Dr Heraldo Lemos do PCdoB médico há mais de 30 anos no Município, vereador por 3 mandatos sendo dois como presidente da casa. E como vice tem o Policial Federal Jacques.
    Essa reportagem ( assim como as demais) é no mínimo estranha pois não mencionou o nome do Dr Heraldo.

    Cadê o conhecimento político do responsável por essa reportagem??

  • Infelizmente nossos reportes não fizeram o deve de casa . Creio que tem boas escolas, eu acho que não foram bons alunos. Ética. Ta faltando está matéria kk

  • Espero que candidatos de esquerda ocupem o limbo do lixo nessas eleições! Deveriam ter vergonha até de carregar essas siglas ligadas á corrupção sistêmica desse país. Fora de Cariacica!


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Espírito Santo tem seis mortes pelo coronavírus e 1.094 casos em 24 horas

Dia a dia

Eventos infantis serão liberados a partir de 3 de novembro

País

Bolsonaro diz que Forças Armadas estão prontas para “garantir liberdade”

Dia a dia

Anvisa libera importação de 6 milhões de doses da Coronavac