Filhote recém-nascido de baleia é fotografado ao lado da mãe em Vitória - ES360

Filhote recém-nascido de baleia é fotografado ao lado da mãe em Vitória

A cena inusitada emocionou o fotógrafo do projeto 'Amigos da Jubarte' Léo Merçon

Filhote recém-nascido de baleia é flagrado no litoral do Espírito Santo. Foto: Léo Merçon/Amigos da Jubarte
Filhote recém-nascido de baleia é flagrado no litoral do Espírito Santo. Foto: Léo Merçon/Amigos da Jubarte

As primeiras horas de vida de um filhote de baleia Jubarte encantou até os mais experientes pesquisadores do Espírito Santo. Ao lado da mãe, o recém-nascido aprendia a respirar e a se manter na superfície do mar, quando foi flagrado pelos integrantes da expedição organizada pelo projeto Amigos da Jubarte, há duas semanas. Mãe e filhote nadavam no oceano, em Vitória, possivelmente na mesma região onde foi o nascimento.

A cena emocionou o fotógrafo do Amigos da Jubarte, Léo Merçon. “Esse registro é raro! Encontramos filhotes com frequência na temporada das Jubartes, mas recém-nascido é raro. Até os pesquisadores mais experientes vibraram com a cena. Eu mesmo me emocionei. Estava nítido que ele havia nascido há poucas horas ou no dia anterior. Observamos o comportamento da mãe e notamos que ela ensinava ele a respirar e a se manter na superfície”, conta.

> “Asas” que desbravam o mar, os encantos da baleia jubarte

Desde 2015, Léo se dedica a fotografar baleias e participa de expedições junto ao projeto Amigos da Jubarte. Nesses quatro anos, ele relata que foi a primeira vez que flagrou um filhote recém-nascido. De acordo com o fotógrafo, é comum ver filhotes maiores nadando ao lado da mãe, já com alguns meses ou até anos. A cena ficou registrada não só pelas lentes de Léo, mas na memória.

Curiosidades

O banco de Abrolhos se estende do Espírito Santo até a Bahia. Aproximadamente 20 mil baleias passam pelo Espírito Santo na temporada que vai de junho a novembro. Estima-se que cerca de 1 mil a 1,5 mil filhotes nascem no litoral entre Espírito Santo e Bahia. O turismo de baleia tem crescido no Brasil e, no estado, cerca de 1 mil pessoas realizam o passeio de observação aos animais durante a temporada. Um filhote pode nascer com até 4 metros de comprimento e pesar 1 tonelada. Já a fêmea adulta pode chegar a 16 metros e pesar até 40 toneladas.

Baleia Jubarte é flagrada no litoral do Espírito Santo. Foto: Léo Merçon/Amigos da Jubarte
Baleia Jubarte é flagrada no litoral do Espírito Santo. Foto: Léo Merçon/Amigos da Jubarte
Mais notícias
Dia a dia

Inpe emite alerta de onda de frio para 18 municípios do ES

País

Atacado por aliados de Bolsonaro, inquérito das fakes news teve aval da AGU

País

Roberto Jefferson disse que não vai entregar celular à PF

Dia a dia

Advogado avalia redução de mensalidades em escolas