Filhote recém-nascido de baleia é fotografado ao lado da mãe em Vitória - ES360

Filhote recém-nascido de baleia é fotografado ao lado da mãe em Vitória

A cena inusitada emocionou o fotógrafo do projeto 'Amigos da Jubarte' Léo Merçon

Filhote recém-nascido de baleia é flagrado no litoral do Espírito Santo. Foto: Léo Merçon/Amigos da Jubarte
Filhote recém-nascido de baleia é flagrado no litoral do Espírito Santo. Foto: Léo Merçon/Amigos da Jubarte

As primeiras horas de vida de um filhote de baleia Jubarte encantou até os mais experientes pesquisadores do Espírito Santo. Ao lado da mãe, o recém-nascido aprendia a respirar e a se manter na superfície do mar, quando foi flagrado pelos integrantes da expedição organizada pelo projeto Amigos da Jubarte, há duas semanas. Mãe e filhote nadavam no oceano, em Vitória, possivelmente na mesma região onde foi o nascimento.

A cena emocionou o fotógrafo do Amigos da Jubarte, Léo Merçon. “Esse registro é raro! Encontramos filhotes com frequência na temporada das Jubartes, mas recém-nascido é raro. Até os pesquisadores mais experientes vibraram com a cena. Eu mesmo me emocionei. Estava nítido que ele havia nascido há poucas horas ou no dia anterior. Observamos o comportamento da mãe e notamos que ela ensinava ele a respirar e a se manter na superfície”, conta.

> “Asas” que desbravam o mar, os encantos da baleia jubarte

Desde 2015, Léo se dedica a fotografar baleias e participa de expedições junto ao projeto Amigos da Jubarte. Nesses quatro anos, ele relata que foi a primeira vez que flagrou um filhote recém-nascido. De acordo com o fotógrafo, é comum ver filhotes maiores nadando ao lado da mãe, já com alguns meses ou até anos. A cena ficou registrada não só pelas lentes de Léo, mas na memória.

Curiosidades

O banco de Abrolhos se estende do Espírito Santo até a Bahia. Aproximadamente 20 mil baleias passam pelo Espírito Santo na temporada que vai de junho a novembro. Estima-se que cerca de 1 mil a 1,5 mil filhotes nascem no litoral entre Espírito Santo e Bahia. O turismo de baleia tem crescido no Brasil e, no estado, cerca de 1 mil pessoas realizam o passeio de observação aos animais durante a temporada. Um filhote pode nascer com até 4 metros de comprimento e pesar 1 tonelada. Já a fêmea adulta pode chegar a 16 metros e pesar até 40 toneladas.

Baleia Jubarte é flagrada no litoral do Espírito Santo. Foto: Léo Merçon/Amigos da Jubarte
Baleia Jubarte é flagrada no litoral do Espírito Santo. Foto: Léo Merçon/Amigos da Jubarte
Mais notícias
Dia a dia

Dicas para curtir o feriadão mesmo em dias chuvosos

Dia a dia

Mais de 400 pessoas deixam as casas após chuva no ES

Dia a dia

Fragmentos de óleo são encontrados em Jacaraípe

Dia a dia

Represa se rompe em Marechal Floriano