Filhote de espécie rara de girafa nasce e vira atração em zoológico de Itatiba - ES360

Filhote de espécie rara de girafa nasce e vira atração em zoológico de Itatiba

O animal está fortemente ameaçado de extinção, com estimativa de pouco mais de dois mil indivíduos da espécie no planeta

Girafinha com os pais em zoo de Itatiba. Foto: Zooparque/Divulgação
Girafinha com os pais em zoo de Itatiba. Foto: Zooparque/Divulgação

 

Referência na reprodução de espécies ameaçadas, o zooparque de Itatiba, em São Paulo, ganhou uma atração especial. Um filhote de girafa da subespécie Rothschild, uma das mais raras do mundo, nasceu no dia 16 de setembro e já encanta os visitantes. O nascimento foi bastante comemorado por funcionários e dirigentes do zoo, que é particular. O animal está fortemente ameaçado de extinção, com estimativa de pouco mais de dois mil indivíduos da espécie no planeta.

O filhote, uma fêmea, é fruto do acasalamento de duas girafas da espécie que já vivem no parque, o casal Oscar e Hortência. Esses animais chegaram ao zoo vindos da Áustria, como parte de um programa internacional de conservação da espécie.

A reprodução aconteceu de forma natural e o filhote nasceu após 15 meses de gestação, com 1,80 de altura e 70 quilos de peso. O bebê será amamentado pela mãe até atingir 13 meses de idade e só separa dela com um ano e meio. A administração construiu uma maternidade própria para o nascimento e o desenvolvimento inicial da girafinha.

O zoo de Itatiba é o único do país a reproduzir essa subespécie de girafa. A nova família já pode ser vista pelos visitantes, mas o acesso à área pode ser fechado, caso haja necessidade, para o bem estar da girafinha. O Zooparque ficou fechado durante a pandemia do coronavírus, mas reabriu em agosto, com número limitado de visitantes.

Conforme a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), a girafa Rothschild está classificada como quase ameaçada de extinção devido ao declínio do número de indivíduos nos últimos anos. Estima-se que existam apenas 2.100 espécimes na natureza. Essas girafas são os animais mais altos do planeta, com a fêmea atingindo 4,5 m e o macho, 6 metros.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Covid: Espanha avalia novo estado de emergência nacional

Política

Acompanhado de Ramos, Bolsonaro faz passeio de moto

Política

Guinada ao Centrão reduz protagonismo de militares no governo

Dinheiro

Presidente da Samsung, Lee Kun-hee, morre aos 78 anos