Festival de Jazz para encantar todas as idades - ES360

Festival de Jazz para encantar todas as idades

‘Marien Calixte Jazz Music Festival’, que acontece nos dias 18 e 19, terá atrações locais e nacionais, no bairro República

Hermeto Pascoal e grupo se apresentam no sábado. Foto: Gabriel Quintão/Divulgação
Hermeto Pascoal e grupo se apresentam no sábado. Foto: Gabriel Quintão/Divulgação

O “boom” de Herbie Hancock, John Coltrane e Miles Davis na música instrumental deu origem a um dos programas de rádio mais antigos do Espírito Santo, “O Som do Jazz”, no ar desde a década de 1950. Até 2013, quem comandou o programa foi o escritor, jornalista e grande especialista do gênero Marien Calixte, o homenageado do “Marien Calixte Jazz Music Festival”, que ganha sua primeira edição nos nesta sexta-feira e sábado, em Vitória.

Com quatro atrações gratuitas por dia, a programação mescla nomes consagrados no Brasil e outros novos artistas da música instrumental, além de intervenções do projeto Malê Dixieland. As apresentações serão na praça Therezinha Grecchi, no bairro República.

Dando início às homenagens, no dia 18, a Banda Militar traz um repertório para encantar a criançada. Depois, quem sobe ao palco são as instrumentistas do Tocata Brass, uma banda formada só por mulheres. Também na sexta, a dupla Duo Finlândia cria uma mistura entre ritmos latino-americanos.

Para encerrar a noite, “Afonso Abreu Trio” apresenta um repertório que leva o nome do programa de Calixte e terá a participação do saxofonista Colibri.

Afonso Abreu é atração de sexta. Foto: Divulgação
Afonso Abreu é atração de sexta. Foto: Divulgação

Já no dia 19, sábado, o “groove” dos capixabas do Alexandre Borges Quinteto promete um show repleto de influências da MPB. Em seguida, vindo diretamente do Rock in Rio, Jonathan Ferr mostra no piano e em todo o seu afrofuturismo.

Jonathan, inclusive, é quem abre o show de Hermeto Pascoal e Grupo, última apresentação do festival, às 22h. Conhecido multi-instrumentista, Hermeto é o responsável pelas canções “Quebrando Tudo”, “Chorinho Pra Ele” e “Montreux”.

A realização do evento é dos produtores culturais Simone Marçal e Daniel Morelo. “O objetivo não é ter um grande público, mas agregar a família e levar a cultura da música instrumental para toda a população, inclusive às crianças. Queríamos que o projeto fosse democrático e gratuito”, afirma Simone.

Festival “Marien Calixte Jazz Music Festival”

Programação:

Sexta-feira:
18h – Banda da Polícia Militar (repertório Infantil);
19h20 – Tocata Brass (ES);
20h40 – Duo Finlândia (SP/ARG);
22h – Afonso Abreu Trio com participação de Colibri (ES).

Sábado
18h – Batida Diferente (ES) e Joyce Rodrigues (repertório Infantil);
19h20 – Alexandre Borges Quinteto (ES);
20h40 – Jonathan Ferr (RJ);
22h – Hermeto Pascoal e Grupo

Onde: na Praça Therezinha Grecchi. Endereço: avenida Costa e Silva, S/N – República, Vitória.
Entrada: gratuita.

Mais notícias
Dia a dia

Com ações inclusivas, Maranata leva ensinamentos a pessoas com deficiência

Dia a dia

Direito para Todos: STF julga nas próximas semanas conversas de Moro na Lava Jato

Dia a dia

Imposto de Renda 2021: saiba como declarar o auxílio emergencial

País

Variante de Manaus amplia carga viral e é mais transmissível