Festival de Cinema de Vitória começa nesta terça-feira
O evento chega a sua 26ª edição. No domingo (29) serão conhecidos os vencedores. Confira oito filmes que participam da competição
‘Alice Júnior’

Alice precisa enfrentar desafios para se adaptar a uma nova cidade, conhecer novas pessoas e, como qualquer adolescente, dar o primeiro beijo. Porém, ela é uma menina trans, e além de todas as situações típicas da adolescência, precisa enfrentar o preconceito. O filme é dirigido por Gil Baroni e compete na 9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas.
‘Casa’

Questionando conceitos como sanidade, memória, família e solidão, o filme “Casa”, de Letícia Simões, aborda a relação entre mãe e filha. Conversas no café da manhã, cartas, álbuns de fotos e poemas servem como ponto de partida, além dos relatos da família da própria diretora. Selecionado para a 9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas.
‘Pacarrete’

“Pacarrete”, primeiro longa-metragem do diretor Allan Deberton, aborda temas como loucura, sonhos e o drama da velhice. Para comemorar os 200 anos de Russas, no Ceará, uma senhora decide fazer uma apresentação de dança, mas a população não vê importância. Concorre na 9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas.
‘Selvagem’

Apesar de ser uma ficção, ‘‘Selvagem’’ tem como narrativa acontecimentos reais e usa como pano de fundo as ocupações organizadas por estudantes em escolas por todo o Brasil, em 2015 e 2016. O longa conta a história de Sophia, uma jovem que não quer parar de estudar. É dirigido por Diego Costa.
‘O Órfão’

Inspirado em uma história real, Carolina Markowicz concebeu “O Órfão” após conhecer a história de um adolescente que passou por três adoções e foi “devolvido” em todas sob a alegação de que ele tinha um “jeito diferente”. Selecionado para a 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas.
‘Quando Elas Cantam’

Dentro da penitenciária feminina de São Paulo, um grupo de mulheres ganha a oportunidade de reinserção social por meio da música. A diretora Maria Fanchin acompanha a preparação das detentas antes do show e registra as imagens no documentário “Quando Elas Cantam”, selecionado para a 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas.
‘Refúgio’

Você conhece algum imigrante na Grande Vitória? Gabriela Alves e Shay Peled foram atrás dessas pessoas, e quando encontraram, ouviram histórias de intolerância e xenofobia. Tudo isso é retratado em “Refúgio”, selecionado para 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas.
‘Os Mais Amados’

Em um mundo pós-apocalíptico, dois homens precisam chegar ao portal que os levará à eternidade. Com um olhar particular sobre o apocalipse do livro cristão, o filme “Os Mais Amados”, do diretor Rodrigo de Oliveira, é uma metáfora para pensar a sociedade mais tolerante e livre de preconceitos. Cenas do filme, que compete na 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, foram gravadas na Grande Vitória.