Festa da Polenta é cancelada após recomendação do MPES - ES360

Festa da Polenta é cancelada após recomendação do MPES

Em sua 42º edição, a festa tradicional de Venda Nova do Imigrante teria programação online, mas associação resolveu cancelar programação

A Festa da Polenta foi cancelada em Venda Nova do Imigrante, na região Serrana do Espírito Santo, em virtude da pandemia do coronavírus. O anúncio foi feito pela Associação Festa da Polenta (Afepol). O evento seria totalmente remoto e com transmissão na TV da festa, mas a associação resolveu cancelar após o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) recomendar à prefeitura de Venda Nova do Imigrante que não autorizasse a realização da festa tradicional no município, que está na 42º edição.

No documento, o MPES explica que o evento violava o Decreto Estadual de 19 de setembro de 2020, que proíbe eventos sociais com mais de 100 pessoas.  A recomendação do MPES expõe que os produtores do evento deram início à divulgação da festa, marcada para os dias 9, 10, 11 e 18 de outubro. Na programação, foram divulgados shows musicais, uma apresentação chamada de “parada das famílias” que é um misto carreata com passeata e o famoso “tombo da polenta”. A associação, no entanto, explica que  antes de publicar a programação, adiou por muitos meses a divulgação, pois as incertezas e as dificuldades continuam nesta época de pandemia.

O Ministério Público explicou que as apresentações musicais e eventos alcançam um número considerável de pessoas, não apenas no local da festa, mas em todo o entorno, indo de encontro às proibições previstas no Decreto Estadual. Por fim, a notificação do MPES também orienta que não sejam expedidos novos decretos pelo município que estejam em desacordo com as portarias e os decretos estaduais que regulamentam e restringem o comércio no período da pandemia da covid-19.

Já a Afepol explicou, em nota de esclarecimento que em nenhum momento programou aglomeração, muito menos para 100 pessoas, e desde o início, pediu para que as pessoas ficassem em casa, na sua varanda e no seu quintal.

 


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
País

Tribunal aceita denúncia e afasta governador de Santa Catarina

Dia a dia

Coleta seletiva na Grande Vitória tem média bem abaixo da registrada no país

Dia a dia

Covid-19: Espírito Santo registra 7 mortes e 505 casos em 24 horas

País

PCC movimentou R$ 1,2 bilhão com tráfico de drogas