Faculdades podem retomar aulas presencias em 14 de setembro - ES360

Faculdades podem retomar aulas presencias em 14 de setembro

Governo decidiu que o retorno às aulas começará pelo ensino superior. Previsão de retorno para a retomada do ensino médio é de retorno em outubro

As universidades e faculdades estão autorizadas a retomar as aulas presenciais a partir do dia 14 de setembro, seis meses depois da interrupção das atividades, no início da pandemia da covid-19. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande na tarde desta quarta-feira, dia 26. Em relação ao ensino básico, o governo vai continuar fazendo avaliação da situação durante o mês de setembro.

“Temos o desejo de retornar em outubro. O que deve voltar primeiro deve ser o ensino médio. Mas ainda vamos ter que percorrer mais dias para a gente consolidar de fato a redução mais drástica de transmissão e dos óbitos. Só a partir disso é que vamos dar um passo mais seguro”, disse o governador.

Segundo o secretário de Educação, Vitor de Angelo, entre os protocolos para o retorno as atividades presenciais no ensino superior, estão a higienização das mãos, o uso de máscara, o distanciamento social e o revezamento entre alunos, semanal ou quinzenal. Dessa forma, uma parte da turma poderá acompanhar remotamente a aula, enquanto outra parte está presente na sala.

Cada instituição vai precisar criar um comitê local de gestão para desenvolver um plano com protocolo e responsabilização. O governo elaborou também orientações de como proceder em casos de suspeita ou contaminação, com isolamento da pessoa na instituição até atendimento médico e caso seja confirmada a doença, o isolamento de 14 dias.

Mesmo com a liberação, instituições como a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) não tem previsão para o retorno das aulas presenciais. A Ufes aprovou no último dia 18 a regulmentação do ensino remoto, a ser adotado de 9 de setembro a 15 de dezembro, em um semestre especial. Já o Ifes informou que nos próximos dias haverá uma reunião para definir sobre a prorrogação da suspensão das atividades presenciais.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Esportes

Conselho do Santos adia decisão sobre rescindir contrato de Robinho

Dia a dia

Governo prevê contratar quase 51 mil servidores em 2021

Dia a dia

Grande Vitória tem duas candidaturas a prefeito indeferidas

País

PF e Receita descobrem propinas auditores federais e fiscal da Fazenda de São Paulo