Exames não descartam caso suspeito de coronavírus no Espírito Santo
Agora, as amostras seguem para teste na Fiocruz (Instituto Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro

Os resultados dos primeiros exames realizados no paciente de 25 anos, de Aracruz, que voltou recentemente da Singapura, não descartaram o coronavírus. Agora, as amostras seguem para teste na Fiocruz (Instituto Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro, que é o laboratório de referência determinado pelo Plano de Contingência para o Covid-19 (novo coronavírus), que pode confirmar ou descartar o caso.
A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) informou que as amostras serão enviadas na manhã desta sexta-feira (28), por avião. O resultado deve ser divulgado em até sete dias.
O jovem de 25 anos foi atendido primeiramente em Aracruz, no Norte do estado, e apresentou febre, coriza e dor muscular após viagem à Singapura. A investigação feita pelo Lacen (Laboratório Central da Sesa) apontou que a amostra do paciente foi negativa para os vírus da Influenza A e B e para o vírus sincicial respiratório ( um dos principais agentes de uma infecção aguda nas vias respiratórias) e, por isso, o caso será investigado no Rio de Janeiro.
Segundo a Sesa, o paciente apresenta quadro clínico leve, sem sinais de gravidade, sendo indicado, nesses casos, o isolamento domiciliar, de acordo com o protocolo adotado no Brasil.
“Caso apresentem sinais ou sintomas de gripe, familiares e pessoas que tiveram contato com o paciente deverão procurar o serviço de saúde mais próximo”, destaca o coordenador do COE (Centro de Operações Estratégicas) da Sesa, Luiz Carlos Reblin.
Esse foi o segundo caso suspeito de coronavírus no estado. O primeiro, de um paciente que veio da Itália com sintomas de gripe, foi descartado na última quarta-feira, após o exame apontar a presença do vírus da Influenza A.