Exames não descartam caso suspeito de coronavírus no Espírito Santo - ES360

Exames não descartam caso suspeito de coronavírus no Espírito Santo

Agora, as amostras seguem para teste na Fiocruz (Instituto Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro

Saúde; Coronavírus; Teste; Laboratório. Foto: Divulgação/Sesa
Saúde; Coronavírus; Teste; Laboratório. Foto: Divulgação/Sesa

 

Os resultados dos primeiros exames realizados no paciente de 25 anos, de Aracruz, que voltou recentemente da Singapura, não descartaram o coronavírus. Agora, as amostras seguem para teste na Fiocruz (Instituto Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro, que é o laboratório de referência determinado pelo Plano de Contingência para o Covid-19 (novo coronavírus), que pode confirmar ou descartar o caso.

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) informou que as amostras serão enviadas na manhã desta sexta-feira (28), por avião. O resultado deve ser divulgado em até sete dias.

O jovem de 25 anos foi atendido primeiramente em Aracruz, no Norte do estado, e apresentou febre, coriza e dor muscular após viagem à Singapura. A investigação feita pelo Lacen (Laboratório Central da Sesa) apontou que a amostra do paciente foi negativa para os vírus da Influenza A e B e para o vírus sincicial respiratório ( um dos principais agentes de uma infecção aguda nas vias respiratórias) e, por isso, o caso será investigado no Rio de Janeiro.

Segundo a Sesa, o paciente apresenta quadro clínico leve, sem sinais de gravidade, sendo indicado, nesses casos, o isolamento domiciliar, de acordo com o protocolo adotado no Brasil.

“Caso apresentem sinais ou sintomas de gripe, familiares e pessoas que tiveram contato com o paciente deverão procurar o serviço de saúde mais próximo”, destaca o coordenador do COE (Centro de Operações Estratégicas) da Sesa, Luiz Carlos Reblin.

Esse foi o segundo caso suspeito de coronavírus no estado. O primeiro, de um paciente que veio da Itália com sintomas de gripe, foi descartado na última quarta-feira, após o exame apontar a presença do vírus da Influenza A.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

ES vai comprar 250 mil testes de antígeno para covid

Dia a dia

Covid-19: ES tem 26 mortes e 1.183 casos em 24 horas

País

Com UTIs lotadas, estados ampliam restrições

Dia a dia

Com ações inclusivas, Maranata leva ensinamentos a pessoas com deficiência