Ethel Maciel vence pesquisa informal à reitoria da Ufes - ES360

Ethel Maciel vence pesquisa informal à reitoria da Ufes

Resultado pode orientar a decisão do colégio eleitoral da Universidade, a quem cabe elaborar a lista tríplice com os nomes dos indicados ao cargo

A atual vice-reitora da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo), Ethel Maciel, venceu com 67,5% dos votos a pesquisa informal realizada à comunidade acadêmica para escolha de quem irá ocupar o cargo de reitor de 2020 a 2024. A pesquisa foi realizada na última quarta, e o resultado foi divulgado ontem. Duas chapas disputaram: a 1, liderada pela atual diretora do Centro de Ciências da Saúde, Gláucia Rodrigues de Abreu, e a chapa 2, liderada por Ethel.

Ao todo, 7.952 pessoas foram às urnas. A chapa vencedora teve 4.542 votos dos estudantes, 784 dos professores e 553 dos servidores técnicos. Foram registrados, ainda, 88 votos brancos/nulos.

O resultado da pesquisa pode orientar a decisão do colégio eleitoral da Ufes, a quem cabe elaborar a lista tríplice com os nomes dos indicados.

A inscrição para os candidatos à lista tríplice será entre os dias 27 e 29 de novembro. Já a reunião do colégio eleitoral — formado pelos conselhos superiores — para elaboração da lista será no dia 5 de dezembro. A lista é encaminhada ao Ministério da Educação para posterior nomeação pela Presidência da República.

Segundo levantamento do jornal O Globo, até setembro, seis dos 11 reitores indicados pelo presidente Jair Bolsonaro não foram os mais votados pela comunidade acadêmica. O presidente pode indicar qualquer um dos três nomes. Desde 2003, porém, a nomeação do primeiro colocado vinha sendo respeitada.

Mais notícias
Dia a dia

Passado o ENEM, a vida de quem deseja e precisa escrever continua…

Dia a dia

Óleo pode chegar às praias da Grande Vitória

Dia a dia

Fim de semana deve ser de muita chuva no estado

Dia a dia

Chuvas fortes: Defesa Civil de Cariacica está em alerta