Estudo aponta impacto da interação social no aumento de casos da covid-19 - ES360

Estudo aponta impacto da interação social no aumento de casos da covid-19

A pesquisa apurou que, com apenas 5% de aumento de interação entre as pessoas, tem-se um aumento de aproximadamente 22% no número de hospitalizados

UTI do Jayme dos Santos Neves. Foto: Governo do Estado

 

“Pode-se perceber que um aumento de 5% de interação social provoca um aumento de 14,5% no número de mortes, enquanto que um aumento de 10% na interação social provoca um aumento de 30,6% nos óbitos na Grande Vitória”.

> Espírito Santo registra nove mortes por coronavírus em 24 horas

Esta é uma das conclusões apresentadas na nota técnica (veja abaixo) elaborada pelo Núcleo Interinstitucional de Estudos Epidemiológicos (NIEE), que assessora o Governo do Espírito Santo nas ações de combate à pandemia do novo coronavírus.

Intitulado Análise da propagação da pandemia de COVID-19 no Espírito Santo e na conurbação da Grande Vitória a partir de modelos matemáticos, o estudo aponta que a interação social tem alto impacto no aumento das proporções da pandemia e apresenta projeções sobre a evolução da doença no Espírito Santo para o mês de maio, com base em dados apurados a partir do dia 8 de abril.

> Aulas continuam suspensas e bares ficam fechados até o fim de maio

A pesquisa apurou que, com apenas 5% de aumento de interação entre as pessoas, tem-se um aumento de aproximadamente 22% no número de hospitalizados por coronavírus na Grande Vitória. Já um aumento de 10% na interação social leva um aumento de aproximadamente 48% no número de hospitalizados.

“O que podemos concluir é que um aumento de interação nesse momento pode representar a perda de vidas, com um impacto irreparável para muitas famílias. Para essas famílias que perderam ou que perderão seus entes queridos, não há recuperação”, alerta a professora e pesquisadora do Departamento de Enfermagem da Ufes Ethel Maciel, uma das coordenadoras do estudo.

Com informações da Ufes


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Espírito Santo registra 24 mortes por coronavírus em 24 horas

Dia a dia

Pesquisa aponta elevação no número de assintomáticos no ES

Política

Procuradoria dará mais um mês para inquérito sobre Bolsonaro

Cult

Secult abre segunda etapa de edital para cultura