Estados Unidos confirma caso de transmissão de coronavírus - ES360

Estados Unidos confirma caso de transmissão de coronavírus

O paciente contraiu a doença após a mulher dele ter viajado a Wuhan, na China

Autoridades de saúde do Estado de Illinois, nos Estados Unidos, confirmaram nesta quinta-feira (30), em entrevista coletiva um caso de transmissão em solo americano, o primeiro do tipo no país. O paciente contraiu a doença após a mulher dele ter viajado a Wuhan, na China, epicentro do surto da doença. As autoridades americanas, porém, ressaltaram que o novo caso não representa uma mudança nas recomendações e que não é necessário tomar outras medidas pelo risco geral ser “baixo”, neste momento

> OMS declara emergência global por coronavírus

O casal que tem a doença está em isolamento, segundo as autoridades, com condição estável. Comissária do Departamento de Saúde Pública de Chicago, a médica Allison Arwady disse que não é necessário que a população mude comportamentos, no quadro atual. “O paciente foi isolado no dia que desenvolveu sintomas, há dois dias”, informou.

Arwady disse que a mulher que viajou a Wuhan não tinha sintomas, ao chegar aos EUA, mas os desenvolveu dias depois. O homem contraiu a doença por ter tido contato próximo com a mulher no período, explicou a médica. Segundo ela, o paciente viajou no período basicamente de carro, mas a médica informou que há em andamento um monitoramento sobre pessoas que tiveram contato próximo – “dez minutos ou mais e face a face”, em suas palavras – com os dois pacientes.

> Brasil mantém nove casos suspeitos de coronavírus

Diretora do Departamento de Saúde Pública de Illinois, Ngozi Ezike informou na coletiva que há 21 casos suspeitos sob investigação de coronavírus nesse Estado americano.

Estadão Conteúdo

Mais notícias
País

Brasil tem maior alta de óbitos entre países com mais mortes pela covid

Dia a dia

ES registra mais 12 mortes e 1.324 casos em 24 horas

Dia a dia

ES ganha mais 20 leitos de UTI nesta segunda-feira

Esportes

Para Colômbia, é ‘improvável’ receber voo da Seleção Brasileira