Estado tem mais quatro casos suspeitos de coronavírus - ES360

Estado tem mais quatro casos suspeitos de coronavírus

Os pacientes são moradores da Grande Vitória e regiões Central e Norte do estado. Com o morador de Aracruz de 25 anos, chegam a cinco o número de casos suspeitos de Covid-19 no Espírito Santo

O Espírito Santo tem mais quatro casos suspeitos de coronavírus, chegando a cinco o número de pacientes que estão sendo sendo testados para Covid-19.

Além do caso já em investigação, do morador de 25 anos de Aracruz, encaminhado ao Fiocruz (Instituto Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro, outros quatro já foram analisados pelo Lacen-ES (Laboratório Central do Espírito Santo), sendo descartados para influenza A e B e para o vírus sincicial respiratório e também serão remetidos à Fiocruz. O resultado deve ser divulgado em até sete dias.

Segundo a Sesa (Secretaria da Saúde) as cinco notificações são de moradores da Grande Vitória e regiões Central e Norte do Estado. Todos os pacientes apresentam quadro de febre e histórico de viagem recente a um dos países relacionados nos critérios do Ministério da Saúde para definição de caso suspeito para o Codiv-19. Segundo o coordenador do COE (Centro de Operações Estratégicas), Luiz Carlos Reblin, todos os pacientes apresentam quadros leves, sendo recomendado o isolamento domiciliar.

Na quarta-feira (26), o estado teve o primeiro caso suspeito de coronavírus, de um morador de Vitória que tinha chegado da Itália com sintomas de gripe. Os primeiros testes apontaram a presença do vírus Influenza A, da gripe comum.

Critérios para definição de casos suspeitos

O coordenador do COE, Luiz Carlos Reblin, lembra que para se tornar caso suspeito, o cidadão tem que apresentar sintomas dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde: febre e sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, e vierem da Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália e Malásia. Já faziam parte dos critérios, os países Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China.

Após o Lacen-ES descartar as amostras coletadas para influenza A e B e para o vírus sincicial respiratório, o material é encaminhado para a Fiocruz, que é o laboratório de referência determinado pelo Plano Contingência para o Covid-19.

Estado vai receber kit para teste de coronavírus

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (28), que o Espírito Santo vai receber na próxima semana kits para detecção rápida de coronavírus desenvolvidos pela Fiocruz. Também vão receber o material os estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Amazonas e Sergipe.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Mais de 67 mil raios atingem o ES; descarga faz vítima fatal em Pancas

Dia a dia

Vale a pena motorista de app ser MEI? Entenda

Dinheiro

Com sexto reajuste do ano, gasolina acumula alta de 54%

Dinheiro

Petrobras aumenta preços da gasolina e diesel nas refinarias