Estado tem 346 pacientes na espera por doação de medula óssea - ES360

Estado tem 346 pacientes na espera por doação de medula óssea

Segundo a diretora do Hemoes, Rachel Lacourt, o procedimento não é invasivo, dura cerca de 1 hora e é realizado com o paciente anestesiado

A médica Ana Carolina precisa de doação. Foto: Reprodução/Facebook
A médica Ana Carolina precisa de doação. Foto: Reprodução/Facebook

Há uma semana a médica Ana Carolina Cavalieri Milanez, 26 anos, portadora de anemia aplástica, entrou para o Rereme (Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea). Ela é uma das 346 pacientes do Espírito Santo que aguardam na fila de espera para encontrar um doador de medula óssea compatível.

Em busca de um doador, Ana Carolina explica que a espera apenas pelo cruzamento de dados com o Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea) pode levar até um mês. “Muitas vezes, por falta de informação, as pessoas ficam com medo de se cadastrar, por achar que o procedimento é invasivo”.

A diretora do Hemoes (Hemocentro do Espírito Santo), Rachel Lacourt Costa, esclarece essa dúvida. “O procedimento é realizado sob efeito de anestesia, não é nada invasivo. É retirada uma pequena quantidade do líquido medular no osso da bacia (5ml). O processo é bem rápido, dura cerca de 1 hora. A medula do doador se recompõe rapidamente, em aproximadamente 15 dias”, explicou em entrevista à Band News FM ES.

No cruzamento dos dados, que é feito com pessoas cadastradas em todo o mundo, caso seja apontado um possível doador compatível com algum paciente da fila, segundo Rachel, a pessoa é convocada e perguntada se deseja realizar a doação. No caso de resposta positiva, o doador é encaminhado a um centro de referência.

O Hemoes aponta que atualmente o estado contabiliza 151.751 pessoas cadastradas para serem possíveis doadores. O teto de cadastros por ano no Espírito Santo é de 12.333, número que está dentro da quantidade pedida pelo Ministério da Saúde.

Para ser um doador, é necessário procurar um Hemocentro e realizar o cadastro. Os dados irão para o banco do Redome. É necessário que o doador tenha idade entre 18 e 54 anos.

Mais notícias
Cult

Sem Spoiler: Malévola - Dona do Mal estreia nos cinemas

Política

AO VIVO: Em clima tenso, STF julga prisão após 2ª instância

Política

Recadastramento biométrico acontece em quatro cidades

Política

‘Se alguém grampeou, é uma desonestidade’, diz Bolsonaro sobre áudio vazado