Estado quer o retorno de 50 mil alunos às escolas - ES360

Estado quer o retorno de 50 mil alunos às escolas

Plataforma digital vai auxiliar secretaria de Educação saber quem são esses estudantes e onde eles estão

Secretário de Estado da Educação Vitor de Angelo
Estado quer levar para a escola mais de 50 mil crianças e adolescentes, entre 4 e 17 anos, que hoje não estudam. Foto: Reprodução/Rede Social

A partir do ano que vem, estado e municípios vão iniciar uma busca por cerca de 50 mil crianças e adolescentes, entre 4 e 17 anos, que hoje estão fora da escola, segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2015. Só no ensino médio, estima-se que 25 mil alunos estejam fora das salas de aula. Ontem, o governo do estado assinou a adesão ao Busca Ativa Escolar, uma plataforma digital do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) que pode ser alimentada com as informações dos alunos encontrados.

“Hoje nós sabemos quantos alunos não estão na escola, mas precisamos saber quem são eles, onde estão, porque saíram da escola e como podemos ajudá-los a voltar”, diz o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo.

O trabalho de busca contará com o apoio dos municípios. Atualmente, 12 cidades capixabas já aderiram ao Busca Ativa, e o objetivo é que todas as 78 façam a adesão nos próximos meses, para ampliar esse trabalho.

“Os agentes municipais de saúde e de assistência social, no momento em que forem às residências fazerem o seu trabalho de rotina, vão adicionar uma pergunta às famílias a respeito de pessoas em idade escolar que não estão na escola. De posse dessa informação, eles colocarão na plataforma. O passo seguinte será contatar a família e descobrir a razão pela qual esse jovem saiu da escola e ajudá-lo a retornar”, explica o secretário.

O Unicef vai promover capacitações sobre o uso da plataforma nos próximos meses. O Busca Ativa Escolar é uma das ações do projeto Todos na Escola, do governo do estado, que também prevê monitoramento dos alunos da rede e intervenções pedagógicas para evitar a evasão e o abandono escolar.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Confira novas regras para cidades em risco moderado

Dia a dia

“Vamos cumprir o decreto, mas discordamos da decisão”, diz presidente do Sinepe sobre fechamento de escolas

Cult

“O Gambito da Rainha” se torna uma das séries mais vistas da Netflix

Eleições 2020

Serra: Pesquisa aponta Vidigal com 56% e Fábio tem 32%