Estado amplia leitos e ocupação de UTIs continua em 79% - ES360

Estado amplia leitos e ocupação de UTIs continua em 79%

A Grande Vitória já registra uma ocupação de 84,75% nas UTIs. Dos 295 leitos disponíveis, 250 estão em uso

UTI do Jayme dos Santos Neves. Foto: Governo do Estado
UTI do Jayme dos Santos Neves. Foto: Governo do Estado

 

A tendência de crescimento nos casos do novo coronavírus, nas últimas semanas, preocupa as autoridades. Depois de ultrapassar a marca das 300 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ocupadas no início do mês, a segunda semana de novembro termina com mais um aumento: são 329 pessoas internadas em estado grave da covid-19 nesta sexta-feira (13). Atualmente, a taxa de ocupação de leitos exclusivos para a doença atingiu 79,95%. O dados são do Painel Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A Grande Vitória já registra uma ocupação de 84,75% nas UTIs. Dos 295 leitos disponíveis, 250 estão em uso. Com 21 pacientes em estado grave, a região Central já atingiu 80% da capacidade total de internação em UTIs. O cenário também é preocupante no Sul, onde 45 leitos estão ocupados, dos 62 disponibilizados. O Norte aparece com a menor taxa de ocupação: 43,33% – sendo 30 UTIs, 13 delas em uso.

Devido ao comportamento da curva da doença, uma das estratégias adotadas pela Secretaria da Saúde foi voltar com os leitos que deixaram de ser exclusivos para covid-19 quando a transmissão diminuiu. Até o dia 15 de novembro será definida a contratação nas redes privada e filantrópica de mais 60 UTIs e 60 leitos de enfermarias. Até o momento, 15 UTIs que estavam destinadas para outras enfermidades já estão disponibilizadas. Com isso, atualmente, são 412 vagas em UTI’s e 424 em enfermarias para pacientes com a doença.

No auge da pandemia, o Estado chegou a contar com uma ampliação de 715 leitos, que também podem ser colocados na sua totalidade em operação, caso aumente a demanda. A Secretaria da Saúde afirma que as estratégias estão sendo adotadas de acordo com o comportamento da curva da doença, que é observada diariamente. A Sesa também trabalha com a previsão de entrega de mais 160 leitos para a rede própria de saúde até o final deste ano.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Covid-19: casos de coronavírus em 24h é o maior desde julho no ES

Dia a dia

Espírito Santo tem a maior expectativa de vida do país após 60 anos

País

Pazuello reconhece “repique” da covid-19 e minimiza falta de plano de vacinação

País

Ministro da saúde se queixa de pancadaria e diz que, se cair, ‘sairá feliz’