Espírito Santo terá mais de 77 mil testes de coronavírus - ES360

Espírito Santo terá mais de 77 mil testes de coronavírus

Nesta segunda, o estado recebeu 26 mil testes comprados de uma empresa no Paraná e aguarda ainda outros 50 mil comprados da China

Covid-19: falhas e divergências em sistemas impedem Brasil de saber número real de testes. Foto: Pixabay
Espírito Santo passa a receber mais testes para coronavírus. Foto: Pixabay

O Espírito Santo recebeu nesta semana, mais 26.208 testes para diagnosticar a covid-19 nos pacientes que dão entrada nos hospitais estaduais. No total, o estado tem, agora, disponível 12.288 testes de PCR e 65.320 testes rápidos.

Desde o início da pandemia, 11.335 testes já foram realizados pela Sesa (Secretaria de estado da Saúde), conforme dados do Painel Covid-19 do governo do estado.

Segundo o governador Renato Casagrande, os 26 mil testes recebidos fazem parte de um total de 30 mil comprados de uma empresa do Paraná. Além disso, o governo do estado comprou ainda 50 mil testes da China que estão para ser embarcados, mas a empresa tem tido dificuldade pela quantidade de produto e restrição do comércio internacional.

“Hoje estamos fazendo entre 400 a 600 testes por dia e isso coloca o estado entre os que testam muito. A média do país é de 1.200 testes por milhão de habitantes e estamos em 2 mil testes por milhão de habitantes. Testar é muito importante para que a gente possa dar vazão ao trabalho hospitalar, para que ninguém ocupe leito de covid com outro problema de saúde”, destacou o governador.

A indicação para testagem atualmente, conforme recomendação da Sesa, é para hospitalizados com sintomas respiratórios, trabalhadores da saúde, profissionais das forças da segurança, idosos em instituições de longa permanência, grávidas e privados de liberdade.

A partir da semana que vem, pacientes da Grande Vitória com mais de 45 anos que apresentem febre e comorbidades (como diabetes, hipertensão e obesidade, por exemplo) serão testados na consulta médica. E a partir de maio também será feito o inquérito sorológico, em que o governo vai fazer testes em 32 mil pessoas. O objetivo é identificar o percentual da população capixaba que já teve contato com o vírus. Testagem será realizada em quatro etapas em 27 municípios.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Brasil registra 807 novos óbitos por coronavírus; total de mortos passa de 23 mil

Dia a dia

Espírito Santo já contabiliza 465 mortes por coronavírus

Dia a dia

Por que o governo optou por não montar hospital de campanha na Grande Vitória

Política

Bolsonaro nega interferência na Polícia Federal