Espírito Santo tem alta de mortes em dezembro e janeiro - ES360

Espírito Santo tem alta de mortes em dezembro e janeiro

Até a tarde desta sexta-feira (29) o Painel Covid-19 contabiliza 5.820 óbitos e 292.388 contaminados desde o início da pandemia no estado

O Espírito Santo terminou 2020 com os números da pandemia em franca ascensão. Apenas no mês de dezembro foram registradas 793 mortes causadas pelo novo coronavírus no estado. Em janeiro, até essa sexta-feira, dia 29, esse número caiu para 668. Apesar da redução de um mês para o outro, o número continua alto. Até a tarde desta sexta-feira (29) o Painel Covid-19 contabiliza 5.820 óbitos e 292.388 contaminados desde o início da pandemia no estado.

Número de óbitos pela covid-19 por meses. Foto: Reprodução/Painel Covid-19

Em dezembro, o estado registrou um número de mortes comparável ao primeiro pico da pandemia no estado . No auge da primeira onda, o Espírito Santo teve 1.048 óbitos em junho e 878 em julho. Seguiu-se a queda registrada nos meses de agosto (587) e setembro (372). Em janeiro o número teve uma leve queda quando comparado a dezembro, mas ainda assim preocupa os especialistas.

Para a epidemiologista Ethel Maciel, professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), os números de óbitos no estado ainda estão em alta e a queda observada no mês de janeiro pode ter relação com dados de óbitos represados. O número pode aumentar nos próximos 15 dias, conforme os resultados dos testes forem sendo divulgados.

Devido às festas de fim de ano e às aglomerações observadas no período de férias, o cenário esperado para janeiro era de aumento no número de casos, óbitos e internações. E essa previsão ainda pode se confirmar. “Os óbitos são registrados nos dias que aconteceram. Por exemplo, se alguém morreu hoje o número de mortes é um parâmetro ruim, porque sempre tem muitos óbitos em investigação. Sempre tá uma defasagem do número de óbitos”, explicou Ethel.

Casos

O número de casos também apresentou forte crescimento em dezembro no Espírito Santo e atingiu a marca dos 50.745 registros, número recorde desde o início da pandemia. Até esta sexta-feira (29), o Painel Covid-19 mostra que janeiro foi de queda, com 33.649 contaminados. Porém, vale ressaltar que há no estado 190.604 amostras para serem analisadas, o que pode fazer com que esse número aumente nos próximos dias.

Número de casos da covid-19 no Painel Covid-19. Foto: Divulgação


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Teste

Teste do campo de Autoria

Bem-estar

"O ES pode colapsar junto", afirma secretário de Saúde

Dia a dia

Saiba como agendar a vacina contra covid no Espírito Santo

Esportes

Olimpíada deve receber número limitado de torcedores