Espírito Santo tem a terceira pior taxa de isolamento do Brasil, mostra In Loco - ES360

Espírito Santo tem a terceira pior taxa de isolamento do Brasil, mostra In Loco

O estado ficou atrás apenas de Tocantins (34,3%) e Goiás (34,9%). A média nacional ficou em 37,6%

Vista aerea de Vila Velha. Foto: Danielli Saquetto
Vista aerea de Vila Velha. Foto: Danielli Saquetto

 

Contrariando as recomendações de isolamento social, um levantamento do In Loco, startup especializada em geolocalização, mostrou que os capixabas estão saindo mais de casa. O Espírito Santo registrou um índice de isolamento social de 35,9% nesta terça-feira (18). A taxa foi a terceira pior de todo o país, ficando atrás apenas de Tocantins (34,3%) e Goiás (34,9%). A média nacional ficou em 37,6%. A medida ainda é uma das principais recomendações dos órgãos de saúde no combate à disseminação da covid-19. Especialistas recomendam que a taxa de isolamento deve ficar acima dos 70%.

A In Loco, startup de Recife, utiliza dados de localização dos mais de 60 milhões de celulares do país para monitorar e criar o Índice de Isolamento Social, um mapa dinâmico que mostra quais estados estão mais ou menos comprometidos com o distanciamento na luta contra a covid-19. O levantamento mostra que o pico do isolamento social no estado foi alcançado na semana de 24 a 30 de março. No dia 28 de março o índice era de 52,6%. No dia 2 de abril, o índice caiu para 46,8%. Em maio, também no dia 2, a taxa passou para 42,2%. No início de junho, apenas 40,5% da população respeitou a quarentena. Em julho, 38,1% dos capixabas ficaram em casa.

Com a retomada das atividades no estado, os capixabas estão saindo mais de casa, inclusive nos finais de semana. Na última sexta-feira (14), o estado registrou uma isolamento social de 34,5%. No sábado o número teve um leve aumento para 38,3% e no domingo ficou em 46,5%. Foi possível observar maior movimento nas ruas da Grande Vitória, inclusive, no trânsito. Um dos pontos de maior atração de visitantes de Vila Velha, o Morro do Moreno registrou neste domingo uma grande movimentação de pessoas. A entrada do local estava lotada de carros e grupos se aglomeravam tanto no caminho de subida do morro quanto no topo.

Monitoramento do governo do estado

Em parceria com operadoras de telefonia móvel para monitorar diariamente o índice de isolamento social em todo Espírito Santo, o governo do estado divulga diariamente os dados obtidos no Painel Covid-19. O último dado apresentado no painel é o da última segunda-feira (17), que mostra que a taxa de isolamento social era de 43,48%.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Deputado pede investigação de Heleno por monitorar ambientalistas

Dia a dia

Covid-19: Espírito Santo volta a registrar mil casos em 24 horas

Dia a dia

Mortes violentas no Espírito Santo crescem em ritmo maior que no Brasil

País

Lewandowski nega recurso da Globo e manda ao TJ do Rio caso das “rachadinhas”