Espírito Santo receberá mais de 60 mil testes rápidos contra a covid-19 - ES360

Espírito Santo receberá mais de 60 mil testes rápidos contra a covid-19

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, os testes são mais eficazes que outros já em uso no mercado

Estado receberá mais de 60 mil testes rápidos da Organização PanAmericana de Saúde. Foto: Gerardo Cárdenas/Organização Pan-Americana da Saúde
Estado receberá mais de 60 mil testes rápidos da Organização PanAmericana de Saúde. Foto: Gerardo Cárdenas/Organização Pan-Americana da Saúde

O Espírito Santo receberá nesta segunda-feira (22), 62,4 mil testes rápidos de antígenos para detectar o novo coronavírus. O lote é uma doação feita pela Organização Pan-Americana da Saúde, que desde o segundo semestre do ano passado distribui os diagnósticos entre os países da América Latina e Caribe. Segundo a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), outros 200 mil testes serão adquiridos pelo governo do Estado.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, os testes são mais eficazes que outros já em uso no mercado. Isso porque ele permite aos profissionais de saúde detectar de forma rápida e precisa o novo coronavírus. “Os testes rápidos de antígeno são mais precisos para determinar se alguém está infectado no momento, ao contrário dos testes rápidos de anticorpos, que podem mostrar quando alguém teve covid-19, mas geralmente fornecem um resultado negativo durante os estágios iniciais da infecção”, afirma a entidade.

Em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, afirma que os novos diagnósticos serão distribuídos para toda a rede hospitalar do Espírito Santo, pontos de atenção das redes de Urgência e Emergência e municípios.

“Iniciaremos nessa semana o treinamento da testagem de antígeno nos municípios. Isso nos permitirá, em casos de dúvidas, principalmente nas situações mais graves, obter um diagnóstico rápido, permitindo que esses pacientes sejam encaminhados para uma internação oportuna, em especial UTIs e enfermarias”, disse o secretário.

Compra de novos testes

Ainda de acordo com Fernandes, o governo do Estado já deu início a uma licitação para a compra de 200 mil testes de antígenos. “Nosso objetivo é reforçar a incorporação desses testes na atenção primária de saúde”.

Apesar do anúncio, a Sesa não informou o valor que será investido, previsão para o fim da licitação ou mesmo a data que chegarão os testes.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Há um ano, covid-19 era identificada no Espírito Santo

Dia a dia

Governo do ES abre mais de 10 leitos de UTI em Vitória

Dia a dia

Mapa de Risco: Apenas Ibatiba está em risco alto no Espírito Santo

Dinheiro

Motoristas questionam cobrança de imposto do diesel em nota fiscal