Espírito Santo aumenta de novo número de leitos de UTI para covid-19 - ES360

Espírito Santo aumenta de novo número de leitos de UTI para covid-19

Dados do Painel Covid-19, da Secretaria da Saúde, desta segunda-feira (30), mostram que 79,53% dos leitos de UTI do estado estão ocupados; dos 464 existentes, 369 estão em uso

Sesa atualiza Painel de Ocupação de Leitos da covid-19. Foto: Divulgação/Sesa
Leitos disponíveis para covid-19. Foto: Divulgação/Sesa

 

Com o aumento do número de internações nos hospitais do Espírito Santo, o governo do Estado voltou a reajustar a oferta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender pacientes com covid-19. Dados do Painel Covid-19, da Secretaria da Saúde, desta segunda-feira (30), mostram que 79,53% dos leitos de UTI do estado estão ocupados. Dos 464 existentes, 369 estão em uso. Na região Metropolitana, que tem o maior percentual de ocupação (87,62%), 276 dos 315 leitos já abrigam pacientes.

Entre agosto e outubro, o Espírito Santo passou a experimentar uma certa estabilização no número de internações. Por isso, os leitos destinados a pacientes com covid-19 foram direcionados a outras doenças. Depois de ultrapassar a marca das 300 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ocupadas no início do mês de novembro, a Secretaria da Saúde disse que esses leitos podem voltar a atender vítimas do coronavírus.

A Secretaria da Saúde frisa que o número de leitos disponíveis varia de acordo com a demanda por parte dos pacientes e das estratégias adotadas pela equipe. O potencial máximo de leitos que o Espírito Santo poderia ter, em caso de necessidade, é de 715 vagas de UTI. Caso o estado ainda contasse com a ampliação total de leitos para covid-19, a ocupação de UTI seria de 51,61% nesta segunda-feira (30).

Em todo o Espírito Santo, atualmente, são 358 leitos de enfermaria para a covid-19 ocupados por pacientes com quadros graves da doença, dentre os 519 disponíveis (68,98%). O estado tem potencial máximo para 817 enfermarias, caso ainda contasse com todos esses leitos, a ocupação estaria em 43,82%.

Ofertas de leitos

Segundo o secretário de Saúde Nesio Fernandes, até o final de dezembro o estado vai inaugurar mais 160 leitos na rede SUS que vão compor a necessidade de oferta tanto para leitos covid-19 como para atender outras doenças.

“O Espírito Santo se prepara para apresentar uma nova etapa de expansão de leitos e na próxima semana vamos publicar a portaria da contrareversão com quatro fases para atender casos de covid-19. As características agora são diferentes da primeira etapa da curva. Não temos mais a mesma quantidade de leitos na rede privada e não podemos reduzir a oferta para pacientes com outras doenças e não iremos restringir as atividades econômicas e sociais. Graças à expansão de leitos e inaugurações que podem ser feitas ainda neste ano podemos preparar readequações nos hospitais públicos e garantir leitos para todos”, afirma o secretário de Saúde.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Enfermeira que debochou de vacina é demitida da Santa Casa

País

Lewandowski abre inquérito para apurar atuação de Pazuello em Manaus

Dia a dia

Covid-19: Espírito Santo registra 48 óbitos em 24 horas; total chega a 5.716

Dinheiro

Se endividamento for menor, pode debater auxílio de até 6 meses, afirma Maia