Escritores brasileiros são premiados na Ufes - ES360

Escritores brasileiros são premiados na Ufes

Evento acontece nesta sexta-feira, no teatro universitário, e vai premiar escritores em seis categorias. Essa é a quarta edição do concurso, que atraiu mais de 680 candidatos com idades entre 9 e 84 anos

André Prando será a atração musical da noite de premiação. Foto: Marcela Bicalha/Divulgação
André Prando será a atração musical da noite de premiação. Foto: Marcela Bicalha/Divulgação

Em uma mesma noite, seis livros serão lançados no 4º Prêmio Ufes de Literatura, premiação que contempla trabalhos de escritores brasileiros e de nações estrangeiras. A festa acontece nesta sexta-feira, dia 6, às 18h, no Teatro da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo). Para embalar o evento, haverá show do cantor André Prando, interpretando músicas do capixaba Sérgio Sampaio. A entrada é franca.

Neste ano, a premiação foi dividida nas categorias Contos e Crônicas, Dramaturgia, Literatura Infantil, Literatura Juvenil, Poesia e Romance. Respectivamente, os vencedores foram a paulista Lúcia Nascimento, com a obra “Ruínas”; o pernambucano Eduardo Monteiro, por “Sentença”; Flávia Ribas, do Distrito Federal, com “As Cores de Tó”; Cristiane Dias, de Santa Catarina, por “As Matrioskas”; Felipe Fiuza, dos Estados Unidos, ganhou com “Ucideia”; além de Vanessa Maranha, paulista reconhecida por “A Filha de Mrs. Dalloway”.

A quarta edição do prêmio atraiu um número recorde de inscrições: ao todo, 683 candidatos – com idades entre 9 e 84 anos – tiveram suas obras inscritas e analisadas por um júri de 18 especialistas. A ação é promovida pela Edufes (Editora Universitária da Ufes).

Dentro da programação da noite, também haverá o pré-lançamento de 30 livros recém-publicados pela editora. Todos eles estarão à venda, por lá, com desconto de 40%.
Além dos escritores premiados, outra grande atração é André Prando no palco: o capixaba fará uma homenagem ao “maldito da MPB”, conhecido pelas músicas “Botar Meu Bloco na Rua” e “Tem Que Acontecer”.

Realização de um sonho

Premiada pela primeira vez na vida, Lúcia Nascimento conta que o reconhecimento é duplamente especial. Isso porque a paulista nunca tinha publicado um livro até 2018, quando resolveu escrever “Ruínas”.

“Nunca tinha inscrito a obra em concursos e achei que esse era o momento. Então a inscrição foi o momento de fazer um balanço do que tinha escrito, pensar em uma ordenação para os textos e jogá-los no mundo”, declara a escritora. “É meu primeiro livro publicado, primeiro concurso em que inscrevi uma obra e meu primeiro prêmio. Estou muito feliz”, celebra.

Obras premiadas

Ruínas

Memórias, laços familiares e vidas interrompidas anunciam um futuro entre escombros. Em meio aos destroços descritos por Lúcia Nascimento, prevalece o amor e a esperança.

Sentença

Assédio, abuso, estupro, violência contra a mulher, suicídio e outros temas de abordagem difícil, porém urgente, compõem o eixo central da obra de Eduardo Monteiro.

A Filha de Mrs. Dalloway

Em uma linguagem que mistura ensaio, biografia e romance, além de ficção e não-ficção, a obra de Vanessa Maranha traz duas mulheres – Elizabeth Dalloway e Virginia Woolf – que desafiam expectativas patriarcalistas.

As Cores de Tó

Ilustrado por Carmen San Thiago e escrito por Flávia Ribas, o livro mostra o olhar de uma criança que, em meio às mazelas da guerra, via um mundo sem cores.

As matrioskas

Brinquedo popular na Rússia, as bonecas Matrioskas, da autora Cristiane Dias, guardam surpresas, segredos e mistérios. Ao dar vida às bonecas, o livro traz histórias das personagens e suas relações pessoais.

Ucideia

Atravessado de ironia, a poesia do professor Felipe Fiuza transita entre diferentes línguas e culturas. Por exemplo, faz citações, paródias e paráfrases da literatura e da MPB.

4º Prêmio de Literatura da Ufes

Quando: sexta-feira, às 18h.
Onde: no Teatro da Ufes. Endereço: avenida Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras, Vitória.
Atrações: show do André Prando.
Ingressos: entrada franca.
Promoções: cada livro premiado custará R$ 30, e os seis por R$ 90.
Informações: (27) 4009-7852.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Bem-estar

"O ES pode colapsar junto", afirma secretário de Saúde

Dia a dia

Saiba como agendar a vacina contra covid no Espírito Santo

Política

‘Ao fecharem o comércio, vem o desemprego em massa’, diz Bolsonaro

Dia a dia

Brasil não vacina nem metade dos idosos acima de 90 anos