Escolas de samba e Hemoes promovem doação de sangue no carnaval - ES360

Escolas de samba e Hemoes promovem doação de sangue no carnaval

O projeto “Samba no pé, sangue na veia” tem o objetivo de mobilizar as pessoas para a importância do ato

Doação de sangue. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escolas de samba e Hemoes promovem doação de sangue em Vitória durante o carnaval. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Escolas de samba de Vitória, junto ao Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) e a prefeitura da capital, vão promover nos próximos dias o projeto “Samba no pé, sangue na veia” para estimular a doação de sangue. Para a ação, será disponibilizado o ônibus de coleta externa do Hemoes no estacionamento da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira, nos dias 12, 15 e 16 de fevereiro das 8h às 16 horas.

O projeto “Samba no pé, sangue na veia” tem o objetivo de mobilizar as pessoas para a importância do ato. Além disso, com a situação da pandemia e o número de casos de infectados pelo coronavírus, a situação faz com que as doações sejam ainda mais urgentes.

Mesmo com o cancelamento da folia do Carnaval e sem feriado e ponto facultativo em Vitória, o baixo volume de doações gera um alerta para quem precisa do sangue. O Hemoes vem registrando baixa no estoque desde o início da pandemia, o que pode ser agravado com a data festiva.

Para realizar a doação, basta comparecer ao estacionamento da Prefeitura de Vitória, portanto documentação de identificação com foto. O doador ainda deve estar bem de saúde e pesar mais de 50 kg. Doadores com idade entre 16 e 17 anos precisam de autorização de um responsável legal, e os de acima de 61 anos até os 69, devem ter feito sua primeira doação até os 60 anos. O hemoes ainda recomenda que o cidadão não esteja em jejum, e caso tenha almoçado momentos antes, que aguarde 3h para a doação

Pessoas que foram infectadas pela covid-19, ou estão em isolamento indicado por equipe médica, podem doar sangue apenas após 30 dias da recuperação completa.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Enquanto Brasil vive expansão da pandemia, ES registra queda de casos

Dinheiro

PIB tem 3ª maior queda da história e recua 4,1% em 2020

País

Bolsa Permanência do Prouni será paga a partir desta quarta

Dia a dia

Maranata leva ensinamentos a pessoas com deficiência