ES vai fazer convênio com laboratórios para ampliar testagem de covid-19 - ES360

ES vai fazer convênio com laboratórios para ampliar testagem de covid-19

Testes tipo PCR serão oferecidos a preço fixo em laboratórios particulares que fizerem convênio com Secretaria de Saúde; essa é uma das cinco novas estratégias adotadas pelo governo para ampliar testagem

Testagem para covid-19. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Testagem para covid-19. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Após confirmar uma nova fase de expansão da covid-19 no Espírito Santo com aceleração da curva de casos, aumento de internação e do número de óbitos, a Secretaria de Saúde planeja implantar até o final de dezembro cinco estratégias para ampliar a testagem da população com sintomas da doença. Entre elas, está o credenciamento de laboratórios da rede privada para oferecer aos clientes teste de PCR a preço fixo, que ainda será definido a partir da tabela SUS.

Segundo o secretário da Saúde, Nesio Fernandes, o objetivo das novas estratégias é poder reconhecer mais casos. Outra medida será ampliação da capacidade de análise de testes pelo Laboratório Central (Lacen-ES) de 2 mil para 3 mil testes por dia.

A terceira medida apontada pelo secretário é a criação de uma central de triagem de amostras biológicas, em Vitória, para concentrar as amostras que excedam a capacidade de testagem do Lacen-ES. Todos esses testes serão enviados para serem analisados pelo laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Para identificar a doença em fase aguda e fazer a triagem de pacientes para internação, o Estado também vai comprar 100 mil testes rápidos de antígenos que serão distribuídos nas UPAs e PAs dos municípios. Esse tipo de teste, segundo explicou o secretário, é capaz de identificar a doença na fase aguda a partir do terceiro dia de sintomas. A diferença é que ele não descarta a doença, mas pode adiantar caso um paciente precise ser internado. No caso de exame negativo, o paciente é encaminhado para realizar o PCR, o teste do cotonete.

A última ação de ampliação de testagem será a retorno do uso dos testes rápidos para a realização dos inquéritos sorológicos e censos no estado, a partir da doações de 100 mil kits pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O secretário de Saúde explicou que o exame de coleta de sangue realizado nas comunidades escolares usava punção venosa e isso implicou em maior mobilização logística tanto a coleta para processamento das amostras, o que atrasou a entrega dos resultados.

Testes do Ministério da Saúde

A respeito dos testes enviados pelo Ministério da Saúde, que estão com validade próxima, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, garantiu que os testes em estoque no Espírito Santo serão utilizando dentro do prazo de validade inicial.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Espírito Santo registra 13 mortes e 995 casos de covid-19 neste domingo

Dia a dia

Espírito Santo vai receber 100 mil doses das vacinas aprovadas pela Anvisa

Dia a dia

Em recado a Doria, Pazuello diz que não começa a vacinar com ‘jogada de marketing’

Dia a dia

Enfermeira Mônica Calazans de São Paulo é a 1ª vacinada contra covid-19 no Brasil