ES vai começar a divulgar média móvel dos casos de covid-19 - ES360

ES vai começar a divulgar média móvel dos casos de covid-19

Segundo o secretário Nésio Fernandes, apresentação dos dados dessa maneira dá dimensão real de como a covid-19 tem se desenvolvido em cada município e região do estado

O governo do Espírito Santo vai passar a apresentar a partir da próxima segunda-feira (27) a média móvel de sete e de 14 dias dos casos confirmados e mortes pelo novo coronavírus no Painel Covid-19, que mostra dados da doença no estado.  O ES360 já está mostrando desde o dia 15 de julho a média móvel com cálculo feito a partir dos dados divulgados pelo governo; desde então essa média tem se mantido estável.

Segundo o secretário de estado da Saúde, Nésio Fernandes, a apresentação dos dados dessa maneira dá uma dimensão real de como a covid-19 tem se desenvolvido em cada município ou região do estado, e será possível ser acessado por qualquer pessoa.  “É um aperfeiçoamento do painel para que a população possa acompanhar. A média móvel corrige uma queda nos casos diários que ocorre principalmente no fim de semana. Esse tipo de cálculo permite que seja possível descrever linearmente o comportamento médio real da doença. Em relação ao número de óbitos, já tivemos 40 em média por dia e estamos hoje entre 25 e 26 mortes por dia considerando a média móvel de sete dias”, explicou.

Já o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, destacou que com os dados divulgados baseados na média móvel será possível acompanhar o comportamento da doença, como a estabilidade em casos na Grande Vitória, com tendência de queda. No momento, ele diz que o epicentro está no interior, principalmente nas grandes cidades como Cachoeiro, Colatina, Linhares e São Mateus.

Secretário Nesio Fernandes e subsecretário Luiz Carlos Reblin. Foto: Divulgação/Sesa

 


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Eleições 2020

TSE recebe mais de 517 mil pedidos de candidatura para eleições 2020

País

Guedes se reúne com líder do governo na Câmara para debater reforma tributária

Mundo

Trump indica Amy Coney Barrett para Suprema Corte dos EUA

País

Brasil acumula 141.406 mortes pelo novo coronavírus