ES vai avisar por SMS passageiros que viajaram com infectados - ES360

ES vai avisar por SMS passageiros que viajaram com infectados

Empresas aéreas e terrestres deverão compartilhar informações de passageiros com a Prodest. Elas terão 10 dias para se adequarem

Área de check-in de embarque do Aeroporto de Vitória. Foto: Chico Guedes
Área de check-in de embarque do Aeroporto de Vitória. Foto: Chico Guedes

 

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) definirá nesta semana as regras que deverão ser adotadas pelas companhias de transporte aéreo e terrestre para o monitoramento de passageiros com covid-19. As estratégias serão publicadas em uma portaria específica e repassadas para as empresas.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, o sistema onde deverão ser registradas as informações dos passageiros está sendo desenvolvido pela Prodest (Instituto de Tecnologia da Informação do Espírito Santo).

“Nosso objetivo é evitar que outros se contaminem, fazendo um diagnóstico oportuno. Permitindo, dessa forma, que as pessoas percebam em seu cotidiano que a doença está presente e que a pandemia não acabou”, disse Fernandes.

Funcionamento

O sistema permitirá que as companhias compartilhem, diariamente, todas as informações sobre os passageiros, de modo a atualizar o banco de dados da Prodest. Segundo o secretário, as empresas terão até 10 dias para se adequarem à tecnologia, iniciando assim o procedimento.

“Nós iremos, a partir do cruzamento desses dados, identificar os passageiros que tiverem resultados positivo para a covid e poderemos comunicar, por meio de mensagens via SMS, os passageiros que viajaram junto dessas pessoas contaminadas”, frisou Nésio Fernandes.

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, se uma pessoa que estava no ônibus ou avião testar positivo para covid-19, imediatamente os demais passageiros serão avisados por mensagem de texto para que se mantenham alertas e procurem o serviço de saúde.

“Tivemos reuniões com empresas que operam transportes interestaduais e elas se colocaram à disposição e com interesse em participar porque compreenderam a importância. Caso o passageiro tenha resultado positivo para covid vamos poder identificar quem estava junto dele para ser monitorado”, explica Reblin.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Começa vacinação de idosos acima de 80 anos. Veja datas

Dinheiro

Espírito Santo terá loteria estadual até julho

Dia a dia

Mais de 117 mil pessoas receberam 1ª dose da vacina no ES

Dia a dia

Saiba como funciona bafômetro que identifica álcool no ar