ES tem 29 pacientes do Amazonas internados em UTIs - ES360

ES tem 29 pacientes do Amazonas internados em UTIs

Outros sete são tratados contra a covid-19 nas enfermarias. Eles chegaram ao Estado entre a noite de quinta e a madrugada desta sexta-feira

Pacientes do Amazonas com Covid-19 chegam ao ES. Foto: Comunicação/Sesa
Pacientes do Amazonas com Covid-19 chegam ao ES. Foto: Comunicação/Sesa

Dos 36 pacientes com covid-19 transferidos de hospitais do Amazonas para o Espírito Santo, 29 estão internados em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). Segundo o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, outros sete recebem tratamento contra a doença em enfermarias.

A transferência foi feita em aviões da FAB (Força Aérea Brasileira), em decorrência do colapso no sistema de saúde amazonense. Assim que chegaram ao Espírito Santo, todos foram levados para o Hospital Jayme Santos Neves, na Serra, unidade referência no tratamento do novo coronavírus.

“As aeronaves não possuem estruturas de UTIs. Então os pacientes tiveram um desgaste importante durante a viagem. Em sua maioria, eles estavam internados em enfermarias, no Amazonas. Mas diante da situação por lá, muitos dos que estavam nesses leitos precisavam na verdade de UTIs. Tanto que ao chegarem aqui, foram imediatamente avaliados e encaminhados para as UTIs”, disse Reblin à BandNews FM.

O subsecretário ainda aproveitou a oportunidade para garantir que a chegada dos pacientes do Amazonas não irá interferir no atendimento da população capixaba. “Ontem tínhamos 77% das vagas de UTIs ocupadas. O novo índice vai ser avaliado nesta sexta. Permanecemos sempre com a expectativa de 80% de ocupação. Se ultrapassarmos esse limite, poderemos ampliar as vagas. Mas observamos ao longo das últimas semanas que nossa taxa oscila muito pouco e permanece em um patamar de estabilidade. Portanto, acreditamos que não haverá influência significativa na chegada desses pacientes”, destacou.

A Sesa, agora, se prepara para criar um canal de comunicação com a área de regulação da Saúde de Manaus. A ideia é que um boletim sobre o estado de Saúde dos pacientes internados aqui no Estado seja encaminhado e distribuído para seus familiares no Amazonas.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

ES registra 9 óbitos e 1.089 casos de covid-19 em 24h

Dia a dia

hacker preso no ES pela PF paga fiança e é solto

Tec

Satélite brasileiro será lançado na madrugada deste domingo

Dia a dia

Com ações inclusivas, Maranata leva ensinamentos a pessoas com deficiência