Equipe dos bombeiros atendia ocorrência com abelhas na hora do incêndio na Rio Branco - ES360

Equipe dos bombeiros atendia ocorrência com abelhas na hora do incêndio na Rio Branco

Segundo o Corpo de Bombeiros, o atendimento de dois chamados simultâneos é raro na rotina das equipes

O incêndio em um apartamento na avenida Rio Branco, em Vitória, que vitimou um menino de 4 anos na segunda-feira (19) foi atendido por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Vila Velha, que chegou 21 minutos depois do acionamento. O atendimento foi feito pelo município vizinho porque a equipe de Vitória estava realizando a retirada de uma infestação de abelhas que estava próxima a um senhor acamado, que corria risco de vida com a presença dos insetos.

Segundo o major Fabio Maurício Rodrigues Pereira, assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros, o atendimento em Santa Martha foi agendado para as 19h daquela segunda-feira. O horário foi escolhido porque as abelhas, neste momento do dia, estariam mais calmas e também porque estatisticamente este é o horário no qual ocorrem menos chamados para incêndios.

Ele explica que na Grande Vitória há quatro unidades do Corpo de Bombeiros, uma em cada cidade. Em cada uma delas fica de plantão uma equipe multidisciplinar, que combate incêndios e salvamento, outra de resgate, que faz atendimento semelhante ao Samu e o autotanque, que é um caminhão-pipa.

“É raro ter ocorrências simultâneas. O agendamento foi feito às 19h porque estatísticamente é o horário que tem menos ocorrência de incêndio. A maioria acontece na hora do almoço. Como a equipe de Vitória estava em Santa Martha e precisava trocar toda a roupa para manejo de abelhas para usar o equipamento de incêndio, mandamos primeiro a de Vila Velha. A equipe de Vitória chegou logo depois”, explicou o major.

Sobre a questão do deslocamento, ele justificou ainda que em condições normais de trânsito para o horário, se o carro tivesse saído da Enseada do Suá para a Praia do Canto levaria 15 minutos, pela passagem pela região da saída da Terceira Ponte de trânsito intenso.

Novos postos avançados reduzirão tempo

Visando reduzir o tempo de atendimento das ocorrências, o Corpo de Bombeiros está estudando instalar postos avançados em mais regiões, para distribuir as equipes na área geográfica do estado. “Queremos reduzir o tempo resposta, que é o intervalo entre o acionamento a e chegada da viatura ao local. Vamos tentar colocar mais uma viatura para trabalho de uma equipe multidisciplinar por posto”, explica.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Eleições 2020

Arnaldinho Borgo é eleito prefeito de Vila Velha

Eleições 2020

Delegado Lorenzo Pazolini será o novo prefeito de Vitória

Eleições 2020

“Tivemos uma vitória política em Cariacica”, diz Célia Tavares em Cariacica

Eleições 2020

Após carreata, Vidigal diz que governará para todos na Serra