Entenda por que o calor aumentou tanto no Sudeste do Brasil - ES360

Entenda por que o calor aumentou tanto no Sudeste do Brasil

No dia 28, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou recorde de calor em Vitória: 35,2 °C

Termômetro, calor, sol, verão. Foto: Pixabay
Calor no Espírito Santo. Foto: Pixabay

Mesmo se tratando de verão, os capixabas vêm sofrendo com calor acima da média neste ano. Com a falta de nebulosidade, de chuva e de ventos frios de origem polar, o ar esquentou muito sobre a Região Sudeste, o que permitiu a ocorrência de temperaturas excepcionalmente altas. Tanto que Vitória bateu na última quinta-feira (28) o recorde de calor já registrado neste ano. De acordo com o Instituto Climatempo, a maior temperatura registrada na capital capixaba este ano era de 33,5° C, no dia 20 de janeiro. No dia 28, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 35,2 °C.

A Climatempo explica que durante janeiro para a região do Sudeste do Brasil é esperada muita nebulosidade, períodos com sol, pancadas de chuva quase sempre à tarde e à noite, muitas delas de forte intensidade e aquela sensação de abafamento constante, por causa do predomínio de ar quente e úmido. Porém, na última semana de janeiro deste ano ficou bastante fora desse padrão nos estados do Rio de Janeiro, no Espírito Santo e em Minas Gerais. As pancadas de chuva ficaram basicamente concentradas no estado de São Paulo, que teve muitos temporais, inclusive sobre a capital paulista. Mesmo com essas pancadas de chuva, o ar também ficou mais quente sobre São Paulo na última semana de Janeiro.

A meteorologista Josélia Pegorim explica porque tanto calor na região Sudeste e também mostra algumas mudanças no tempo que vão acontecer no começo de fevereiro e quando uma frente fria vai conseguir chegar:


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Esportes

Para Colômbia, é ‘improvável’ receber voo da Seleção Brasileira

Política

Cartório 'censura' escritura da mansão de Flávio Bolsonaro

Dia a dia

Governo do ES abre mais de 10 leitos de UTI em Vitória

País

Maioria dos bares respeita restrição no Rio