Enem 2019: Tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil” surpreende - ES360

Enem 2019: Tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil” surpreende

Além da dissertação, os candidatos responderam 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas

O tema do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019, que teve como proposta a “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, surpreendeu alunos e professores. A prova teve início neste domingo (3). Além da dissertação, os candidatos responderam 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas. A prova terminou às 19 horas.

> Foto com proposta da redação do Enem vaza minutos após início da prova

O professor do Darwin Lúcio Manga afirma que o tema proposto deve ter pego os estudantes de surpresa. “Em sala de aula, abordei a ‘democratização da cultura’, mas não especificamente sobre cinema. A questão social tem que estar presente e o aluno tem que ter essa percepção. Há a questão das salas físicas, atualmente concentradas em shoppings dos centros urbanos. Nos municípios, o acesso é menos democrático ainda. Além disso, deveria falar do alto custo do ingresso”.

O estudante Gustavo Rosette, 17 anos, comenta que o tema não era esperado. Para o candidato, falar sobre a “Democratização do acesso ao cinema no Brasil” foi difícil, mas ele usou a coletânea da prova e acredita ter se saído bem.

Para se dar bem na redação do Enem deste ano, o candidato deveria responder três perguntas durante o desenvolvimento da dissertação. “O caminho a ser seguido seria falar sobre: por que é preciso democratizar? Por que é difícil democratizar? E como é possível democratizar? Ao final, deveria ser proposto uma solução, falar sobre incentivos, por exemplos”, explica Manga.

Mais notícias
País

Brasil bate recorde de infecções em um dia e é o 4º país em mortes por coronavírus

Esportes

Jogador boliviano, de 25 anos, é o primeiro caso fatal de coronavírus no futebol

Política

'Tudo aponta para uma crise', diz Bolsonaro no Facebook

Dia a dia

Covid-19: governo atualiza Mapa de Risco do estado