Empresa quer ferrovia entre São Mateus e Minas - ES360

Empresa quer ferrovia entre São Mateus e Minas

O investimento é de aproximadamente R$ 6,5 bilhões. A estrada terá 560 quilômetros de extensão e deve ser concluída até 2030

A Petrocity Portos quer construir uma ferrovia ligando São Mateus, no Norte do estado, à Sete Lagoas, em Minas Gerais. A estrada deve ter 560 quilômetros de extensão, com investimentos de cerca de R$ 6,5 bilhões até 2030, quando todo o trecho deve ser concluído. O objetivo é construir uma plataforma logística para atender a região Central do Brasil, facilitando o transporte de cargas como grãos, veículos, madeira, café, rochas ornamentais e ferro-gusa, entre outras.

A expectativa é que a construção seja viabilizada por um projeto de lei que tramita no Senado e, caso aprovado, deve permitir a construção de ferrovias por meio de autorização e não apenas de concessão pública, o que, segundo o presidente da Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, pode agilizar e simplificar o processo de aprovação.

“Nossa expectativa é ter a autorização no ano que vem para concluir o licenciamento ambiental e os projetos de engenharia até 2022. A primeira etapa da obra, de São Mateus a Ipatinga (MG), ocorreria entre 2023 e 2025. Já a segunda etapa, até Sete Lagoas (MG), será concluída até 2030”, disse.

Ainda, de acordo com ele, os primeiros estudos já foram apresentados aos governos estadual e federal.

No ano que vem, a Petrocity iniciará a construção do Complexo Portuário de São Mateus. O porto terá capacidade para movimentar 11,6 milhões de toneladas por ano, e a obra deve durar 30 meses. Atualmente, o empreendimento está em fase de licenciamento ambiental, segundo o governo do estado.

A empresa também deve dar início, em janeiro do ano que vem, às obras de duas torres comerciais e um centro de convenções para mil pessoas na área do complexo portuário. Detalhes do projeto serão apresentados em audiência pública que acontece amanhã, às 18h, no Sesc de São Mateus. A unidade de network de portos prevê 400 salas comerciais a serem ocupadas por agentes portuários.

Mais notícias
País

Carrefour: ato de várias religiões homenageia João Alberto

País

Tarcísio de Freitas é o 14º ministro diagnosticado com covid-19

Cult

Paulinho da Viola faz sua primeira live neste sábado

Esportes

Tyson x Jones é o pontapé inicial para a liga das lendas nos EUA