Em reunião do Mercosul, Bolsonaro diz que o Brasil terá 'quem sabe um grande embaixador nos EUA' - ES360

Em reunião do Mercosul, Bolsonaro diz que o Brasil terá ‘quem sabe um grande embaixador nos EUA’

Em sessão na 54ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, na Argentina, presidente disse que bloco precisa se concentrar nas negociações externas

Bolsonaro durante reunião dos chefes do Mercosul - foto Alan Santos/PR/Agência Brasil
Bolsonaro durante reunião dos chefes do Mercosul – foto Alan Santos/PR/Agência Brasil

Em sessão plenária da 54ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, nesta quarta-feira, em Santa Fé (Argentina), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o bloco deve se concentrar em três áreas, principalmente a de negociações externas, com apoio do ministro das Relações Exteriores e “zelo das indicações das embaixadas”.

“Compartilhamos a visão de que para cumprir seu papel de motor do desenvolvimento, o nosso bloco deve se concentrar em três áreas: as negociações externas – aí com grande apoio do meu ministro das Relações Exteriores, no zelo das indicações das embaixadas também sem o viés ideológico do passado. E quem sabe um grande embaixador nos Estados Unidos brevemente. Então, focamos nisso, na nossa tarifa externa comum e em nossa reforma institucional”, disse o presidente.

Bolsonaro também afirmou que vai trabalhar para acelerar a modernização do bloco sul-americano. Durante o encontro, o Brasil vai assumir a presidência pro tempore (rotativa) do grupo pelos próximos seis meses.

“Quero aproveitar a ocasião para firmar o compromisso do meu governo com a modernização e a abertura do nosso bloco, fazendo dele um instrumento de comércio com o mundo, sem o viés ideológico que tanto critiquei enquanto parlamentar. Vencemos essa barreira, e a conclusão do acordo de livre comércio com a União Europeia é resultado concreto dessa nova orientação”, reforçou.

Após o acordo com a União Europeia, a proposta do bloco é concluir  as negociações com a Associação Europeia de Livre Comércio e avançar nas conversas com o Canadá, a Singapura e a Coreia.

Com Agência Brasil

 


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
País

Carrefour: ato de várias religiões homenageia João Alberto

País

Tarcísio de Freitas é o 14º ministro diagnosticado com covid-19

Cult

Paulinho da Viola faz sua primeira live neste sábado

Esportes

Tyson x Jones é o pontapé inicial para a liga das lendas nos EUA