Em projeto online, escritores capixabas dão dicas de leitura para a quarentena - ES360

Em projeto online, escritores capixabas dão dicas de leitura para a quarentena

Nesta primeira edição, quatro escritores dão suas SUGESTÕES de leitura: Francisco Grijó, Reinaldo Santos Neves, Noélia Miranda e Valsema Rodrigues da Costa

O escritor Reinaldo Santos Neves e o livro “Canto de muro”, de Luis Cascudo. Foto: Divulgação/PMV

Um novo projeto da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, em Vitória, trará toda quarta-feira diversos escritores do Espírito Santo para compartilhar os livros que estão lendo durante este período de isolamento social. E, além disso, com dicas de títulos para quem está sem opções de leitura em casa. Os vídeos estarão disponíveis no canal do YouTube da Prefeitura de Vitória.

A ação “O que estou lendo nesta quarentena?” faz parte do projeto Viagem pela Literatura, desenvolvido há 25 anos e premiado nacionalmente pelas ações que incentivam a leitura entre crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Nesta primeira edição, quatro escritores dão suas dicas de leitura: o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, que indica “Fahrenheit 451” (de Ray Bradbury); Valsema Rodrigues da Costa, com “O morro dos ventos uivantes” (de Emily Brontë); Noélia Miranda, com “Martin e Rosa” (de Raphaële Frier e Zaü); e Reinaldo Santos Neves, com “Canto de muro” (de Luís da Câmara Cascudo).

Para a coordenadora da Biblioteca Municipal, Elizete Caser, a leitura e a cultura ocupam um papel central neste momento em que é preciso que as pessoas fiquem isoladas em casa. “A leitura nos leva a viajar pelo mundo. Queremos aproximar leitores e escritores, além de incentivar o hábito da leitura nas pessoas”, destacou a coordenadora.

Conheça os escritores
Francisco Grijó é professor, escritor e atualmente ocupa o cargo de secretário municipal de Cultura. Dentre suas obras, estão “Diga adeus a Lorna Love” (1987), “Um outro país para Alice” (1989), “Viviane ao Lado” (1995), “Licantropo” (2001), entre outros. Em 2017, o escritor se aventurou pela biografia no livro “Os Mamíferos: crônica biográfica de uma banda insular”. Sua obra mais recente é o romance policial “Fama Volat”, lançado em 2019.

Valsema Rodrigues da Costa é professora, escritora, trovadora e poeta. Já foi secretária de Cultura da Prefeitura de Vila Velha. Pertence à Academia Feminina Espírito-santense de Letras, onde ocupa a cadeira nº 04. Dentre suas obras, estão Levadinha da Breca (1987), Liberdade na Poesia (1993) e No Amor, na Primeira, com poemas em inglês e português.

Noélia Miranda é autora do livro “Zacimba Gaba, princesa guerreira: a história que não te contaram”, lançado em 2014 e ilustrado por Gió Araújo. Especialista em psicopedagogia institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura africana e afro brasileira/infantil e infantojuvenil. Recebeu os prêmios “Professora Olga Borges”, em 2009, e duas vezes em 2015, por desenvolver projetos antirracismo em escolas públicas. Recebeu homenagens pelos trabalhos prestados aos municípios de Cariacica (2015) e Vitória (2017). Em 2018, recebeu da UNEGRO-ES homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.

Reinaldo Santos Neves é graduado em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde foi servidor técnico por 42 anos, trabalhando, sobretudo, com edição de livros e revistas. Em 1973, participou com a obra “Reino dos medas” de um concurso promovido pelo Instituto Nacional do Livro, recebendo menção honrosa. Pelo conjunto de sua obra, em 1996, recebeu do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo o prêmio Almeida Cousin. Publicou os romances como: As mãos no fogo; Sueli: romance confesso; Kitty aos 22: divertimento; A longa história; A ceia dominicana: romance neolatino; e a trilogia A folha de hera: romance bilíngüe, entre outras obras.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Governo prevê contratar quase 51 mil servidores em 2021

Dia a dia

Grande Vitória tem duas candidaturas a prefeito indeferidas

País

Entenda a morte do voluntário em teste da vacina de Oxford e os protocolos das pesquisas

Política

Currículo, Lava Jato, aborto: veja o que Kassio Marques falou na sabatina para o STF