Eleitores de Castelo voltam às urnas para escolher prefeito neste domingo (27) - ES360

Eleitores de Castelo voltam às urnas para escolher prefeito neste domingo (27)

Cinco partidos registraram candidatura para as novas eleições, mas só quatro estão na disputa, um está indeferido

Análise das eleições de 2020. Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE
Análise das eleições de 2020. Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

Os 28.377 eleitores de Castelo vão às urnas, neste domingo (27), para eleger um novo prefeito e vice-prefeito. O TRE-ES (Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo), por meio do cartório da 3ª Zona Eleitoral, preparou 126 urnas, distribuídas em 27 locais de votação, com 504 mesários convocados para acompanhar todo pleito.

Cinco partidos registraram candidatura para as novas eleições, mas só quatro estão na disputa, um está indeferido. Neste domingo, os eleitores vão poder escolher entre Domingos Fraccaroli (PSDB), Janete Velani (PT) – está em situação indeferida com recurso -, João Paulo Silva Nali (PTB) e Vinícius Cássio Corrêa de Souza (PATRI). A candidatura indeferida é de Márcio Dalcio Lemos.

Cassação de prefeito

Em setembro, o TSE-ES (Tribunal Superior Eleitoral), por unanimidade, manteve decisão do TRE-ES que cassou a expedição dos diplomas do prefeito, Luiz Carlos Piassi, e de seu vice, Pedro Nunes de Almeida, determinado a imediata convocação de novas eleições.

Luiz Carlos Piassi foi condenado por improbidade administrativa em ação civil pública que transitou em julgado em 2013, com a determinação da suspensão de seus direitos políticos por oito anos. Mesmo assim, em 2016, ele disputou as eleições municipais respaldado por uma liminar, que foi derrubada um dia após o resultado do pleito, ou seja, antes de sua diplomação.

Saiba o que levar para votar

No dia da votação, é necessário levar um documento oficial de identificação com foto. A Justiça Eleitoral sugere que o eleitor leve também o título para facilitar a identificação da seção eleitoral. O horário da eleição é das 8 às 17h.

Mais notícias
Mundo

Greta Thunberg é eleita personalidade do ano pela revista ‘Time’

Dia a dia

Rota ilegal causa multa de mil caminhões em Vitória

Política

Deputado Erick Musso fala após ‘subir montanha’

Dia a dia

Crianças desenham o futuro em muros de Jardim da Penha